Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
Título(s) alternativo(s): The pragmatic affective and symbolic values in the process of conscions mediation of information
Autor(es): Santos, Raquel do Rosário
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida
Resumo: Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
Abstract: Introduction: The process of conscious mediation of information is evoked and necessary to ensure the appropriation of information in line with the socio-cultural context in which the relationships between subjects, mediators and information environments are inserted. In this context, it is necessary to understand the different values - pragmatic, affective and symbolic - that permeate the process of mediation of information, which are reflected and reflect the constitutive structure of social webs. Objective: To discuss, based on the theoretical foundation of information mediation, about the pragmatic, affective and symbolic values that permeate the process of conscious mediation and make it humanizing. Methodology: This is a descriptive research, of qualitative nature. With regard to procedures, it is characterized as bibliographic. Results: When users and the mediator understand the mediating action of the last agent as a concept of life, favors the development of a conviction of the relevance and social responsibility of its actions. Conclusions: The research proposes that, in the process of conscious mediation of information, the pragmatic, affective and symbolic values are attributed to the mediating action both by users and by the mediator himself, which relates it to a humanized performance and favors the development of a conviction the relevance and social responsibility of its actions.
Palavras-chave: Mediação da informação
Valor pragmático - Mediação da informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: SANTOS, Raquel do Rosário; SOUZA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021.
Identificador DOI: DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n1p343
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431
Data do documento: Fev-2021
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
40808-216100-1-PB.pdf192,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.