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dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.creatorSousa, Ana Claudia Medeiros de-
dc.creatorAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:16:54Z-
dc.date.available2022-06-01T19:16:54Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel do Rosário; SOUZA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8920pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431-
dc.description.abstractIntroduction: The process of conscious mediation of information is evoked and necessary to ensure the appropriation of information in line with the socio-cultural context in which the relationships between subjects, mediators and information environments are inserted. In this context, it is necessary to understand the different values - pragmatic, affective and symbolic - that permeate the process of mediation of information, which are reflected and reflect the constitutive structure of social webs. Objective: To discuss, based on the theoretical foundation of information mediation, about the pragmatic, affective and symbolic values that permeate the process of conscious mediation and make it humanizing. Methodology: This is a descriptive research, of qualitative nature. With regard to procedures, it is characterized as bibliographic. Results: When users and the mediator understand the mediating action of the last agent as a concept of life, favors the development of a conviction of the relevance and social responsibility of its actions. Conclusions: The research proposes that, in the process of conscious mediation of information, the pragmatic, affective and symbolic values are attributed to the mediating action both by users and by the mediator himself, which relates it to a humanized performance and favors the development of a conviction the relevance and social responsibility of its actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Informaçãopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectValor pragmático - Mediação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherMediation of informationpt_BR
dc.subject.otherPragmatic value - Mediation of informationpt_BR
dc.subject.otherAffective value - Mediation of informationpt_BR
dc.subject.otherSymbolic value - Mediation of informationpt_BR
dc.titleOs valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe pragmatic affective and symbolic values in the process of conscions mediation of informationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 26pt_BR
dc.citation.issuen. 1pt_BR
dc.citation.spagep. 343pt_BR
dc.citation.epagep.362pt_BR
dc.identifier.doiDOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n1p343pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.pt_BR
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

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