Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35394
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Título : Saúde mental e vivência acadêmica de estudantes universitários durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19
Otros títulos : Mental health and academic experience of university students during emergency remote education in the Covid-19 pandemic
metadata.dc.creator: Oliveira, Rafael Anunciação
Carmo, Maria Beatriz Barreto do
Veras, Renata Meira
metadata.dc.description.resumo: Devido ao cenário da pandemia de Covid-19, desencadeada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, e as medidas de distanciamento social, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, a visar a contenção dos números de pessoas contagiadas pelo vírus, fez-se necessária a interrupção das aulas presencias nas escolas e nas instituições de ensino superior no início do ano de 2020. Desse modo, as instituições de ensino adotaram como alternativa, para a possibilidade de retorno e continuação das aulas, a implementação do Ensino Emergencial Remoto na modalidade online (MIRANDA; LIMA; OLIVEIRA; TELLES, 2020). A considerar estas adaptações à vida cotidiana aderidas no ano de 2020, este estudo possui como proposta central discutir, a partir de uma revisão da literatura de caráter descritivo, acerca da saúde mental de estudantes universitários e promover reflexão introdutória a respeito das implicações desencadeadas na vivência acadêmica destes indivíduos com a adoção do ensino remoto emergencial e a utilização de recursos tecnológicos para a manutenção de práticas pedagógicas pelas instituições de ensino superior brasileiras. A partir dessa constatação e diante do descrito, discute-se a necessidade de estabelecer diálogos e práticas articulatórias com saberes diversificados como uma iniciativa para possíveis intervenções que possam embasar e contribuir para ações de bem-estar, enfrentamento do adoecimento mental dos universitários e na eficácia do estímulo de vivências mais saudáveis, humanas e solidárias no contexto acadêmico.
Resumen : Due to the situation of the Covid-19 pandemic, triggered by the new coronavirus Sars-CoV-2, and the social distancing measures recommended by the World Health Organization, aimed at containing the numbers of people infected by the virus, it was necessary the interruption of face-to-face classes in schools and higher education institutions at the beginning of 2020. Thus, educational institutions adopted as an alternative, for the possibility of returning and continuing classes, the implementation of Remote Emergency Teaching in the online modality (MIRANDA; LIMA; OLIVEIRA; TELLES, 2020). Considering these adaptations to everyday life in the year 2020, this study has as its central proposal to discuss, from a descriptive literature review, about the mental health of university students and to promote introductory reflection about the implications triggered in the experience of these individuals with the adoption of emergency remote teaching and the use of technological resources to maintain pedagogical practices by Brazilian higher education institutions. Based on this finding and in light of the above, the need to establish dialogues and articulation practices with diversified knowledge is discussed as an initiative for possible interventions that can support and contribute to well-being actions, coping with the mental illness of university students and in the effectiveness encouraging healthier, humane and supportive experiences in the academic context.
Palabras clave : Saúde Mental
Vivência Acadêmica
Ensino Remoto
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citación : OLIVEIRA, R. A.; CARMO, M. B. B. ; VERAS, R. M. Saúde mental e vivência acadêmica de estudantes universitários durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19. In: Soraya Araujo Uchoa Cavalcanti. (Org.). Saúde Pública: Impactos e desafios da Pandemia de Covid-19. 1ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. 1, p. 67-75.
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4242214037
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35394
Fecha de publicación : 1-mar-2022
Aparece en las colecciones: Livro e Capítulo (PPGEISU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ensino Remoto e Covid 19_Livro Rafael Anunciação.pdfEnsino Remoto e Covid 19_Livro Rafael Anunciação.pdf867,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.