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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Anunciação-
dc.creatorCarmo, Maria Beatriz Barreto do-
dc.creatorVeras, Renata Meira-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:16:32Z-
dc.date.available2022-05-31T16:16:32Z-
dc.date.issued2022-03-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. A.; CARMO, M. B. B. ; VERAS, R. M. Saúde mental e vivência acadêmica de estudantes universitários durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19. In: Soraya Araujo Uchoa Cavalcanti. (Org.). Saúde Pública: Impactos e desafios da Pandemia de Covid-19. 1ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. 1, p. 67-75.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-258-0042-4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35394-
dc.description.abstractDue to the situation of the Covid-19 pandemic, triggered by the new coronavirus Sars-CoV-2, and the social distancing measures recommended by the World Health Organization, aimed at containing the numbers of people infected by the virus, it was necessary the interruption of face-to-face classes in schools and higher education institutions at the beginning of 2020. Thus, educational institutions adopted as an alternative, for the possibility of returning and continuing classes, the implementation of Remote Emergency Teaching in the online modality (MIRANDA; LIMA; OLIVEIRA; TELLES, 2020). Considering these adaptations to everyday life in the year 2020, this study has as its central proposal to discuss, from a descriptive literature review, about the mental health of university students and to promote introductory reflection about the implications triggered in the experience of these individuals with the adoption of emergency remote teaching and the use of technological resources to maintain pedagogical practices by Brazilian higher education institutions. Based on this finding and in light of the above, the need to establish dialogues and articulation practices with diversified knowledge is discussed as an initiative for possible interventions that can support and contribute to well-being actions, coping with the mental illness of university students and in the effectiveness encouraging healthier, humane and supportive experiences in the academic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectVivência Acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subject.otherMental healthpt_BR
dc.subject.otherAcademic Experiencept_BR
dc.subject.otherRemote Teachingpt_BR
dc.subject.otherCovid-19pt_BR
dc.titleSaúde mental e vivência acadêmica de estudantes universitários durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeMental health and academic experience of university students during emergency remote education in the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.citation.spage67pt_BR
dc.citation.epage75pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4242214037pt_BR
dc.description.resumoDevido ao cenário da pandemia de Covid-19, desencadeada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, e as medidas de distanciamento social, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, a visar a contenção dos números de pessoas contagiadas pelo vírus, fez-se necessária a interrupção das aulas presencias nas escolas e nas instituições de ensino superior no início do ano de 2020. Desse modo, as instituições de ensino adotaram como alternativa, para a possibilidade de retorno e continuação das aulas, a implementação do Ensino Emergencial Remoto na modalidade online (MIRANDA; LIMA; OLIVEIRA; TELLES, 2020). A considerar estas adaptações à vida cotidiana aderidas no ano de 2020, este estudo possui como proposta central discutir, a partir de uma revisão da literatura de caráter descritivo, acerca da saúde mental de estudantes universitários e promover reflexão introdutória a respeito das implicações desencadeadas na vivência acadêmica destes indivíduos com a adoção do ensino remoto emergencial e a utilização de recursos tecnológicos para a manutenção de práticas pedagógicas pelas instituições de ensino superior brasileiras. A partir dessa constatação e diante do descrito, discute-se a necessidade de estabelecer diálogos e práticas articulatórias com saberes diversificados como uma iniciativa para possíveis intervenções que possam embasar e contribuir para ações de bem-estar, enfrentamento do adoecimento mental dos universitários e na eficácia do estímulo de vivências mais saudáveis, humanas e solidárias no contexto acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGEISU)

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