Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35390
metadata.dc.type: Tese
Título : Rumo às epistemologias das quebradas: iniciativas juvenis em arte e comunicação em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle Del Cauca, Colômbia)
Otros títulos : Towards the epistemology of the “quebradas”: juvenile initiatives in art and communication in Salvador (Bahia, Brazil) and Cali (Valle Del Cauca, Colombia)
Hacia a las epistemologías de las “quebradas”: iniciativas juveniles en arte y comunicación en Salvador (Bahía, Brasil) y Cali (Valle Del Cauca, Colombia)
metadata.dc.creator: Hercog, Bruna Pegna
metadata.dc.contributor.advisor1: Nussbaumer, Gisele Marchiori
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bonfim, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Nussbaumer, Gisele Marchiori
metadata.dc.contributor.referee2: Bonfim, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Leandro de Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Facina, Adriana
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta teia-tese é um trabalho feito em trama, em diálogo. A encruzilhada foi adotada como operador conceitual para observar como as juventudes atuam politicamente produzindo arte e comunicação nas periferias – estes outros centros - de Salvador (Bahia, Brasil) e de Cali (Valle Del Cauca, Colômbia). Um mapeamento inicial identificou 173 coletivos (127 em Salvador e 46 em Cali), sendo 28 acompanhados no processo desta pesquisa. Formamos, ainda, um grupo co-pesquisador. A partir de interações dialógicas (conversas, oficinas de escrita, intercâmbios virtuais etc.) a hipótese da pesquisa foi se consolidando, assim como a pergunta que passou a guiar a teia: com suas táticas e produções artísticas os coletivos das “quebradas” de Salvador e de Cali não estariam produzindo conhecimentos capazes de incidir nos processos de emancipação dos seus territórios? Não estaríamos, portanto, rumo às epistemologias das quebradas? Para fazer esta discussão encontrei respaldo nas interações com os coletivos e, complementarmente, nas “Epistemologias do Sul” (SANTOS, 1989; 2017), no “Movimento Negro Educador” (GOMES, 2017), na “Pedagogia das Encruzilhadas” (RUFINO, 2018; 2019) e nos “Letramentos de Reexistência” (SOUZA, 2011). O desafio foi observar as epistemes que tensionam uma pretensa “epistemologia única”. Conectei experiências juvenis com o objetivo de identificar recorrências entre suas práticas e produções e, a partir delas, observar convergências, não equivalências, pois não se trata de um estudo comparativo. As convergências versam sobre a base ética-estética que sustenta o que chamo de ofensivas culturais emancipadoras, configurando possíveis epistemologias das quebradas. As “juventudes em movimento” caminham tendo a arte e a comunicação como alicerces pedagógicos, a ancestralidade como bússola, o território como âncora e a aposta pelo comunitário como catalizadora da atuação. Por meio do uso político da palavra elaboram dribles epistêmicos: táticas coletivas que se propõem a ressignificar os imaginários estigmatizados, produções de conhecimento que se dão na tensão, na negociação constante, e que encontram esteio nas cosmovisões afrodiaspóricas. A construção do sentido de comunidade possibilita que promovam um processo contínuo de autoformação e formação de pares, que, por sua vez, se relaciona a um movimento em defesa do território e das vidas que ali habitam. Com suas atuações e produções artísticas e comunicacionais, mais do que resistir, os coletivos acompanhados colocam em xeque cânones diversos, refazendo perguntas e questionando o que se convencionou chamar de conhecimento válido.
Resumen : This “teia-tese” is a work made with layers and dialogue. The crossroads was adopted as a conceptual provider to observe how youths act politically, producing art and communication in the working-class suburbs of Salvador (Bahia, Brazil) and Cali (Valle Del Cauca, Colombia). After an initial mapping 173 collectives (127 in Salvador and 46 in Cali) were identified, 28 of which were followed in this research. Together, we organized a participatory research group. From dialogues (talks, writing workshops, virtual exchanges, etc.) the research hypothesis was consolidated, as well as the question that began to guide this “Web-Dissertation”: Using their artistic productions as tactics and protest, are the group of young people from the suburbs of Salvador and Cali producing knowledge capable of contribute to the emancipation processes of their territories? Would this process lead in the direction of an epistemology of the suburbs? To open this discussion, I found support in the interactions with the young groups and, additionally, in “Epistemologias do Sul” (SANTOS, 1989; 2017), in “Movimento Negro Educador” (GOMES, 2017), in “Pedagogia das Encruzilhadas” (RUFINO, 2018; 2019) and in “Letramentos de Reexistência” (SOUZA, 2011). The challenge was to observe the epistemes that stress a so-called “single epistemology”. I connected the youth experiences with the aim of identifying recurrences between their practices and productions and, from these, to observe convergences (not the equivalences, since this is not a comparative study). The identified convergences are related, therefore, to the ethical-aesthetic basis that supports what I call emancipating cultural push, configuring the possible epistemology of the suburbs. I noted that these “youths in movement” organize themselves having art and communication as pedagogical foundation, their ancestry as compass, their territory as anchor and the bet in the communal element as a catalyst for action. Through the political use of words, these youth elaborate epistemic bypasses: collective tactics that aim to give a new meaning to the stigmatized imaginary. This knowledge production that occurs under tension, in a constant negotiation with the establishment, finds support in the Afro-diasporic cosmovision. The construction of a community sense allows the initiatives to promote a continuous process of self-formation and peer-formation that, in turn, is related to a movement to defend the territory and the life that inhabit it. With their actions and artistic and communication productions, more than resisting, they are challenging different canons, remaking questions and pressuring what is conventionally called legitimate knowledge.
Palabras clave : arte e sociedade
Comunicação e as artes
Artes e juventude - Salvador (BA)
Artes e juventude - Cali (Colômbia)
Movimentos da juventude
Juventude - Aspectos sociais
Participação política
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35390
Fecha de publicación : 6-abr-2022
Aparece en las colecciones: Tese (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BrunaHercog_RumoÀsEpistemologiasDasQuebradas_Final_VERSÃO DEPÓSITO.pdf6,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.