Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35331
Tipo: Dissertação
Título: A prática de coaching em instituições educacionais de ensino superior e sua aplicabilidade no desenvolvimento dos discentes no mercado de trabalho
Autor(es): Lima, Daniela Almeida Silvany
Primeiro Orientador: Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Jucá, Mario César
metadata.dc.contributor.referee3: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Resumo: O presente estudo analisa o trabalho de desenvolvimento profissional voltado para mercado de trabalho, através do coaching aos discentes nas instituições de ensino superior, do segmento privado, na cidade do Salvador, e se este trouxe mudanças na atuação profissional dos alunos. Estes são caracterizados e analisados de acordo com as percepções dos alunos sobre os resultados da aplicação do coaching, além de caracterizar o apoio dado pela IES ao desenvolvimento do aluno no mercado de trabalho. O estudo de multicasos realizado abrange 150 estudantes das referidas Instituições de Ensino Superior (IES). Neste fica evidente que o conteúdo de “coaching“ nas universidades torna-se uma base importante para a compreensão do mercado de trabalho e crescimento profissional do aluno. Através do estudo, podese dizer que as atividades de coaching para o corpo discente trouxeram resultados positivos para estes, visto a compreensão da importância do processo de aprimoramento do perfil profissional e da gestão de carreira como conseqüência da retenção de conhecimentos e motivação para colocá-los em prática. O objetivo principal de analisar o trabalho de aplicação de coaching aos discentes nas instituições de ensino privado A, B, e C, em Salvador se este trouxe alguma mudança significativa para a sua atuação profissional, foi parcialmente atendido, visto que os dados ainda não são tão expressivos.
Abstract: The present study it analyzes the work of continuous professional accompaniment, through the development of coaching university to the learning in the institutions of superior education, of the private segment, and if this brought changes in the professional performance of the pupils. These are characterized and analyzed the perceptions on the perceived results of the application of the Coaching Program, beyond characterizing the support given for the IES to the development of the pupil in the work market. The study of multicases carried through it encloses 150 students of the cited Institutions of Ensino Superior (IES). In this it is evident that the content of the “Program of Coaching “composes is an important base for the understanding of the work market and professional growth of the pupil. However, the study of multiple case of the studied IES it presents insufficience in the development of the Coaching Program. In Helium Rock, first IES to implement the university Coaching in Salvador, it possesss infrastructure lacks, however, for the time that develops the program, it possesss resulted significant for the student staff. With the Loved Jorge the problem infrastructure already does not proceed, however not yet it presents resulted positive for the student staff, data the little time of existence of the program. Area 1, the IES is the one that better if fits in such a way in the infrastructure aspects, how much in the recognition of the student staff, but not yet if it can measure the implications of the program in the professional development of the pupil for the inexistence of return data, for the little time that applies the Coaching.
Palavras-chave: Mentores nos negócios
Mercado de trabalho
Orientação profissional
Universidades e faculdades particulares
Coaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35331
Data do documento: 12-Fev-2009
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Daniela Almeida S. Lima.pdf388,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.