https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Promotion of infocommunication competences: a report of experience with middle school students |
Autor(es): | Brandão, Gleise da Silva Lima, Jussara Borges de Galiza, Mirna Pereira |
Resumo: | Relata-se a experiência do desenvolvimento de um modelo de formação em competências infocomunicacionais voltado ao ensino médio. O modelo foi testado a partir de um curso semi-presencial com um grupo de estudantes de nível médio na cidade de Salvador, no Brasil, através da plataforma Moodle. Adotou-se uma metodologia interativa, com a utilização de objetos de aprendizagem digitais e uma linguagem próxima do interlocutor por meio de diversos meios de comunicação (e- mail, Whatsappe fóruns de discussão). Os resultados indicaram que o curso contribuiu para a conscientização quanto ao uso eficaz da informação e da comunicação, bem como suas ferramentas. Conclui-se que os estudantes fizeram associações diretas com a sua realidade, buscando exemplos de seu cotidiano para a resolução de problemas propostos. |
Abstract: | The experience of the development of a model of training in infocommunication competences directed to secondary education is described. The model was tested from a semi-presential course with a group of middle-level students in the city of Salvador, Brazil, through the Moodle platform. An interactive methodology was adopted, with the use of digital learning objects and a language close to the interlocutor through various means of communication (e-mail, Whatsapp discussion forums). The results indicated that the course contributed to the awareness of the effective use of information and communication, as well as its tools. We conclude that the students made direct associations with their reality, looking for examples of their daily life to solve proposed problems. |
Palavras-chave: | Competências infocomunicacionais Competência em informação Competência em comunicação Educação a distância Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Citação: | BRANDÃO, Gleise da Silva; GALIZA, Mirna Pereira; LIMA, Jussara Borges de. Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 7, n. 2 , p. 01-15, 2019. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v7_n2/racin_v7_n2_artigo01.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281 |
Data do documento: | 10-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Promoção de competências infocomunicacionais.pdf | 662,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.