Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Promotion of infocommunication competences: a report of experience with middle school students
Autor(es): Brandão, Gleise da Silva
Lima, Jussara Borges de
Galiza, Mirna Pereira
Resumo: Relata-se a experiência do desenvolvimento de um modelo de formação em competências infocomunicacionais voltado ao ensino médio. O modelo foi testado a partir de um curso semi-presencial com um grupo de estudantes de nível médio na cidade de Salvador, no Brasil, através da plataforma Moodle. Adotou-se uma metodologia interativa, com a utilização de objetos de aprendizagem digitais e uma linguagem próxima do interlocutor por meio de diversos meios de comunicação (e- mail, Whatsappe fóruns de discussão). Os resultados indicaram que o curso contribuiu para a conscientização quanto ao uso eficaz da informação e da comunicação, bem como suas ferramentas. Conclui-se que os estudantes fizeram associações diretas com a sua realidade, buscando exemplos de seu cotidiano para a resolução de problemas propostos.
Abstract: The experience of the development of a model of training in infocommunication competences directed to secondary education is described. The model was tested from a semi-presential course with a group of middle-level students in the city of Salvador, Brazil, through the Moodle platform. An interactive methodology was adopted, with the use of digital learning objects and a language close to the interlocutor through various means of communication (e-mail, Whatsapp discussion forums). The results indicated that the course contributed to the awareness of the effective use of information and communication, as well as its tools. We conclude that the students made direct associations with their reality, looking for examples of their daily life to solve proposed problems.
Palavras-chave: Competências infocomunicacionais
Competência em informação
Competência em comunicação
Educação a distância
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: BRANDÃO, Gleise da Silva; GALIZA, Mirna Pereira; LIMA, Jussara Borges de. Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 7, n. 2 , p. 01-15, 2019. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v7_n2/racin_v7_n2_artigo01.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281
Data do documento: 10-Abr-2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promoção de competências infocomunicacionais.pdf662,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.