Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.creatorLima, Jussara Borges de-
dc.creatorGaliza, Mirna Pereira-
dc.date.accessioned2022-05-19T18:53:37Z-
dc.date.available2022-05-19T18:53:37Z-
dc.date.issued2020-04-10-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Gleise da Silva; GALIZA, Mirna Pereira; LIMA, Jussara Borges de. Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 7, n. 2 , p. 01-15, 2019. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v7_n2/racin_v7_n2_artigo01.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2317-9708pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35281-
dc.description.abstractThe experience of the development of a model of training in infocommunication competences directed to secondary education is described. The model was tested from a semi-presential course with a group of middle-level students in the city of Salvador, Brazil, through the Moodle platform. An interactive methodology was adopted, with the use of digital learning objects and a language close to the interlocutor through various means of communication (e-mail, Whatsapp discussion forums). The results indicated that the course contributed to the awareness of the effective use of information and communication, as well as its tools. We conclude that the students made direct associations with their reality, looking for examples of their daily life to solve proposed problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Analisando em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetências infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherInfocommunicational competencespt_BR
dc.subject.otherInformation literacypt_BR
dc.subject.otherInformation literacypt_BR
dc.subject.otherDistance educationpt_BR
dc.subject.otherDistance educationpt_BR
dc.titlePromoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePromotion of infocommunication competences: a report of experience with middle school studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.description.resumoRelata-se a experiência do desenvolvimento de um modelo de formação em competências infocomunicacionais voltado ao ensino médio. O modelo foi testado a partir de um curso semi-presencial com um grupo de estudantes de nível médio na cidade de Salvador, no Brasil, através da plataforma Moodle. Adotou-se uma metodologia interativa, com a utilização de objetos de aprendizagem digitais e uma linguagem próxima do interlocutor por meio de diversos meios de comunicação (e- mail, Whatsappe fóruns de discussão). Os resultados indicaram que o curso contribuiu para a conscientização quanto ao uso eficaz da informação e da comunicação, bem como suas ferramentas. Conclui-se que os estudantes fizeram associações diretas com a sua realidade, buscando exemplos de seu cotidiano para a resolução de problemas propostos.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promoção de competências infocomunicacionais.pdf662,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.