Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35270
Tipo: Dissertação
Título: O excesso de confiança gerencial e seu efeito sobre estratégia empresarial: uma análise de empresas brasileiras de capital aberto listadas na Brasil, bolsa, balcão (B3)
Autor(es): Simões, Rafael Rocha
Primeiro Orientador: Rocha, Joseilton Silveira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, José Sérgio Casé de
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Joseilton Silveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Bispo, Jorge de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, José Sérgio Casé de
Resumo: A presente pesquisa objetivou mensurar o efeito do viés cognitivo do excesso de confiança gerencial sobre a estratégia empresarial no âmbito das empresas brasileiras de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Para composição da amostra deste estudo foi realizado um levantamento dos dados das empresas que operam na B3 por meio do sistema Economática, notas explicativas e formulário de referência. Tais dados foram utilizados como base para mensuração de indicadores que representam as variáveis latentes do modelo empírico proposto para testar as hipóteses, por meio de regressão logística multinomial, que utiliza estimativa de máxima verossimilhança. Inicialmente, a amostra foi composta por 382 empresas que divulgaram suas informações contábeis publicamente. Do total de empresas listadas, definiu-se a exclusão de 59 empresas do setor financeiro, 153, que apresentaram informações sobre a receita de vendas ou ativo total igual a zero em, pelo menos, um período; 17 empresas que não apresentaram informações sobre o número de empregados em um período, pelo menos; e 18 entidades que não apresentaram informações acerca do valor de mercado da empresa, resultando em uma amostra composta por 135 empresas avaliadas durante o período entre 2010 e 2019, totalizando 1.080 observações. Conforme apresentado na análise dos resultados, o excesso de confiança influencia na definição da estratégia analítica. Em outras palavras, as empresas que manifestam o viés cognitivo tendem a adotar a estratégia analítica quando comparadas com as empresas defensivas e prospectivas, respondendo, assim, ao problema de pesquisa, embora não tenha sido possível verificar o efeito do viés cognitivo entre empresas defensivas e prospectivas.
Abstract: This research aimed to measure the effect of the managerial cognitive bias of overconfidence on business strategy within the scope of publicly traded Brazilian companies listed on Brasil, Bolsa, Balcão (B3). In order to compose the sample of this research, a survey was carried out of the data of the companies that operate in B3 through the Economatica system, explanatory notes and a reference form. Such data were used as a basis for measuring indicators that represent the latent variables of the proposed empirical model to test the hypotheses, through multimomial logistic regression, which uses maximum likelihood estimation. Initially, the sample consisted of 382 companies that disclosed their accounting information. Of the total number of listed companies, 59 companies in the financial sector were excluded, 153 companies that presented information on sales revenue or total assets equal to zero in at least one period, 17 companies that did not provide information on the number of employees in a period at least and 18 companies that did not provide information about the company's market value, resulting in a sample composed of 135 companies evaluated during the period between 2010 and 2019, totaling 1,080 observations. As shown in the analysis of the results, overconfidence influences the definition of the analytical strategy. In other words, companies that manifest cognitive bias tend to adopt the analytical strategy when compared to defender and prospector strategies. Thus, responding to the research problem, although it was not possible to verify the effect of cognitive bias between defender and prospector companies.
Palavras-chave: Vieses cognitivos
Excesso de confiança
Estratégia empresarial
Miles e Snow
Processo decisorio
Planejamento empresarial
Ambiente de trabalho
Contabilidade
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Contábeis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35270
Data do documento: 28-Fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final_Dissertação_Rafael Simões.pdfVersão Final_Dissertação662,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.