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Tipo: Dissertação
Título: Tem jovem no samba de roda: "Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba"
Autor(es): Valle, Gabriel Almeida do
Primeiro Orientador: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee1: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee2: Bonfim, Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Marques , Francisca Helena
Resumo: Tem jovem no samba de roda: “Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba” é um trabalho etnográfico, em perspectiva etnomusicológica, sobre práticas musicais juvenis do grupo de samba de roda Juventude do Iguape. A dissertação é fruto das convivências do pesquisador na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, na zona rural do município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consiste na problematização do discurso generalizado que anuncia o desinteresse de jovens pelo samba de roda. No trabalho é proposta uma inversão dessa perspectiva através da transposição da afirmativa em questionamento: por que jovens se interessam pelo samba de roda? Através de depoimentos de sambadores e sambadeiras, dos relatos em diários de campo e de registros fotográficos buscou-se uma articulação entre as práticas musicais dos integrantes do grupo com abordagens conceituais sobre as categorias juventudes, identidade territorial e tradição, em perspectiva interdisciplinar. A pesquisa apresenta reflexões sobre as demandas e expectativas dos jovens em relação a continuidade da tradição musical, dos processos de patrimonialização da manifestação e do potencial da Associação de Sambadores e Sambadeiras do estado da Bahia como lugar de articulação política. Entre conflitos e paradoxos, a pesquisa ressalta que têm jovens no samba de roda, para os/as quais as energias, investimentos e políticas públicas devem ser direcionadas.
Abstract: There are young people in the samba de roda: “This is the samba chula Juventude do Iguape, we are children of Iguape. This is the cultural samba that was born at Casa de Samba ” is an ethnographic work, from an ethnomusicological perspective, about youth musical practices of the samba de roda group Juventude do Iguape. The dissertation is the result of the researcher's coexistence in the quilombola community of Santiago do Iguape, in the rural area of the municipality of Cachoeira, in the Recôncavo Baiano. It consists of problematizing the generalized discourse that announces the disinterest of young people towards samba de roda. The work proposes an inversion of this perspective through the transposition of the statement in question: why are young people interested in samba de roda? Through testimonies by sambadores and sambadeira, reports in field diaries and photographic records, an attempt was made to articulate the musical practices of the members of the group with conceptual approaches on the categories of youth, territorial identity and tradition, in an interdisciplinary perspective. The research presents reflections on the demands and expectations of young people in relation to the continuity of the musical tradition, the processes of patrimonialization of the manifestation and the potential of the Association of Sambadores and Sambadeiras of the state of Bahia as a place of political articulation. Between conflicts and paradoxes, the research points out that there are young people in samba de roda, towards whom the energies, investments and public politics must be directed.
Palavras-chave: Samba de Roda
Juventudes
Práticas musicais
Etnomusicologia
CNPq: Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: VALLE, Gabriel Almeida do. Tem jovem no samba de roda: “Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba”. 161 f. il. 2020. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35265
Data do documento: 1-Out-2020
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