Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.creator | Valle, Gabriel Almeida do | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T16:29:25Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T16:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.identifier.citation | VALLE, Gabriel Almeida do. Tem jovem no samba de roda: “Esse é o samba chula
Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de
Samba”. 161 f. il. 2020. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música,
Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35265 | - |
dc.description.abstract | There are young people in the samba de roda: “This is the samba chula Juventude do Iguape,
we are children of Iguape. This is the cultural samba that was born at Casa de Samba ” is
an ethnographic work, from an ethnomusicological perspective, about youth musical
practices of the samba de roda group Juventude do Iguape. The dissertation is the result of
the researcher's coexistence in the quilombola community of Santiago do Iguape, in the rural
area of the municipality of Cachoeira, in the Recôncavo Baiano. It consists of problematizing
the generalized discourse that announces the disinterest of young people towards samba de
roda. The work proposes an inversion of this perspective through the transposition of the
statement in question: why are young people interested in samba de roda? Through
testimonies by sambadores and sambadeira, reports in field diaries and photographic records,
an attempt was made to articulate the musical practices of the members of the group with
conceptual approaches on the categories of youth, territorial identity and tradition, in an
interdisciplinary perspective. The research presents reflections on the demands and
expectations of young people in relation to the continuity of the musical tradition, the
processes of patrimonialization of the manifestation and the potential of the Association of
Sambadores and Sambadeiras of the state of Bahia as a place of political articulation.
Between conflicts and paradoxes, the research points out that there are young people in samba
de roda, towards whom the energies, investments and public politics must be directed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Samba de Roda | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Práticas musicais | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Youths | pt_BR |
dc.subject.other | Musical practices | pt_BR |
dc.subject.other | Ethnomusicology | pt_BR |
dc.title | Tem jovem no samba de roda: "Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba" | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.referee1 | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.referee2 | Bonfim, Carlos | - |
dc.contributor.referee3 | Marques , Francisca Helena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7749213961960066 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tem jovem no samba de roda: “Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do
Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba” é um trabalho etnográfico,
em perspectiva etnomusicológica, sobre práticas musicais juvenis do grupo de samba de roda
Juventude do Iguape. A dissertação é fruto das convivências do pesquisador na comunidade
quilombola de Santiago do Iguape, na zona rural do município de Cachoeira, no Recôncavo
Baiano. Consiste na problematização do discurso generalizado que anuncia o desinteresse de
jovens pelo samba de roda. No trabalho é proposta uma inversão dessa perspectiva através
da transposição da afirmativa em questionamento: por que jovens se interessam pelo samba
de roda? Através de depoimentos de sambadores e sambadeiras, dos relatos em diários de
campo e de registros fotográficos buscou-se uma articulação entre as práticas musicais dos
integrantes do grupo com abordagens conceituais sobre as categorias juventudes, identidade
territorial e tradição, em perspectiva interdisciplinar. A pesquisa apresenta reflexões sobre as
demandas e expectativas dos jovens em relação a continuidade da tradição musical, dos
processos de patrimonialização da manifestação e do potencial da Associação de Sambadores
e Sambadeiras do estado da Bahia como lugar de articulação política. Entre conflitos e
paradoxos, a pesquisa ressalta que têm jovens no samba de roda, para os/as quais as energias,
investimentos e políticas públicas devem ser direcionadas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGMUS)
|