Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35248
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A coragem de Zuri: projeto de design editorial de livro infantil contra a violência sexual
Título(s) alternativo(s): Zuri's courage: children's book editorial design project against sexual violence
Autor(es): Ribeiro, Larissa Vieira de Oliveira
Autor(es): Ribeiro, Larissa Vieira de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Tamires Maria Lima Gonçalves
Resumo: Dentro de uma sociedade, na qual, a educação sexual é entendida como um tabu, a violência deste cunho na infância se mantém crescente atrás do muro de silêncio construído por preceitos culturais conservadores e das recentes subnotificações as autoridades diante do isolamento social pandêmico atual. O trabalho em questão recorre a análise descritiva dos projetos gráficos editoriais infantis presentes no mercado brasileiro para entender de uma temática necessária, de forma a gerar um livro ilustrado culturalmente identitário e representativamente diverso como dispositivo de proteção para infância. Através da utilização metodológica das etapas do Design Thinking foi desenvolvido o protótipo pensando no mínimo produto viável como resultado final. Dessa maneira, o projeto incentivou o debate sobre a educação sexual com pais e educadores, bem como estreitou laços de confiança entre a criança e seus responsáveis possibilitando a identificação primária do potencial perigo e maior propensão em comunicar ao adulto de sua confiança caso esteja em apuros.
Abstract: Within a society, in which sex education is understood as a taboo, violence of this nature in childhood remains growing behind the wall of silence built by conservative cultural precepts and the recent underreporting to authorities in the face of the current pandemic social isolation. The work in question resorts to a descriptive analysis of the graphic editorial projects for children present in the Brazilian market to understand this necessary theme, in order to generate a culturally identitary and representatively diverse illustrated book as a protection device for childhood. Through the methodological use of the Design Thinking stages, the prototype was developed thinking of the minimum viable product as the final result. Thus, the project encouraged debate about sex education with parents and educators, as well as strengthening bonds of trust between children and their guardians, enabling primary identification of potential danger and a greater propensity to communicate to the adult of their trust if they are in trouble.
Dentro de una sociedad, en la que, la educación sexual se entiende como un tabú, la violencia de esta naturaleza en la infancia sigue creciendo tras el muro de silencio construido por los preceptos culturales conservadores y la reciente infradeclaración a las autoridades ante el actual aislamiento social pandémico. El trabajo en cuestión recurre al análisis descriptivo de proyectos editoriales gráficos para niños presentes en el mercado brasileño para comprender una temática necesaria, con el fin de generar un libro ilustrado culturalmente identitario y representativamente diverso como dispositivo de protección de la infancia. Mediante el uso metodológico de las etapas del Design Thinking se desarrolló el prototipo pensando en el producto mínimo viable como resultado final. Así, el proyecto fomentó el debate sobre la educación sexual con los padres y los educadores, además de reforzar los lazos de confianza entre los niños y sus tutores, lo que permitió la identificación primaria del peligro potencial y una mayor propensión a comunicar al adulto de su confianza si se encontraban en problemas.
Palavras-chave: Livro infantil
Design Editorial
Educação Sexual
Violência sexual infantil
Representatividade
Libro infantil
Diseño editorial
Educación sexual
Violencia sexual infantil
Representatividad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35248
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Design (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa Vieira de Oliveira Ribeiro.pdf12,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.