Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Larissa Vieira de Oliveira-
dc.creatorRibeiro, Larissa Vieira de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-17T14:45:06Z-
dc.date.available2022-05-17T14:45:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35248-
dc.description.abstractWithin a society, in which sex education is understood as a taboo, violence of this nature in childhood remains growing behind the wall of silence built by conservative cultural precepts and the recent underreporting to authorities in the face of the current pandemic social isolation. The work in question resorts to a descriptive analysis of the graphic editorial projects for children present in the Brazilian market to understand this necessary theme, in order to generate a culturally identitary and representatively diverse illustrated book as a protection device for childhood. Through the methodological use of the Design Thinking stages, the prototype was developed thinking of the minimum viable product as the final result. Thus, the project encouraged debate about sex education with parents and educators, as well as strengthening bonds of trust between children and their guardians, enabling primary identification of potential danger and a greater propensity to communicate to the adult of their trust if they are in trouble.pt_BR
dc.description.abstractDentro de una sociedad, en la que, la educación sexual se entiende como un tabú, la violencia de esta naturaleza en la infancia sigue creciendo tras el muro de silencio construido por los preceptos culturales conservadores y la reciente infradeclaración a las autoridades ante el actual aislamiento social pandémico. El trabajo en cuestión recurre al análisis descriptivo de proyectos editoriales gráficos para niños presentes en el mercado brasileño para comprender una temática necesaria, con el fin de generar un libro ilustrado culturalmente identitario y representativamente diverso como dispositivo de protección de la infancia. Mediante el uso metodológico de las etapas del Design Thinking se desarrolló el prototipo pensando en el producto mínimo viable como resultado final. Así, el proyecto fomentó el debate sobre la educación sexual con los padres y los educadores, además de reforzar los lazos de confianza entre los niños y sus tutores, lo que permitió la identificación primaria del peligro potencial y una mayor propensión a comunicar al adulto de su confianza si se encontraban en problemas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectDesign Editorialpt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectViolência sexual infantilpt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectLibro infantilpt_BR
dc.subjectDiseño editorialpt_BR
dc.subjectEducación sexualpt_BR
dc.subjectViolencia sexual infantilpt_BR
dc.subjectRepresentatividadpt_BR
dc.subject.otherChildren's bookpt_BR
dc.subject.otherEditorial designpt_BR
dc.subject.otherChild sexual violencept_BR
dc.subject.otherSex educationpt_BR
dc.subject.otherRepresentativenesspt_BR
dc.titleA coragem de Zuri: projeto de design editorial de livro infantil contra a violência sexualpt_BR
dc.title.alternativeZuri's courage: children's book editorial design project against sexual violencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tamires Maria Lima Gonçalves-
dc.description.resumoDentro de uma sociedade, na qual, a educação sexual é entendida como um tabu, a violência deste cunho na infância se mantém crescente atrás do muro de silêncio construído por preceitos culturais conservadores e das recentes subnotificações as autoridades diante do isolamento social pandêmico atual. O trabalho em questão recorre a análise descritiva dos projetos gráficos editoriais infantis presentes no mercado brasileiro para entender de uma temática necessária, de forma a gerar um livro ilustrado culturalmente identitário e representativamente diverso como dispositivo de proteção para infância. Através da utilização metodológica das etapas do Design Thinking foi desenvolvido o protótipo pensando no mínimo produto viável como resultado final. Dessa maneira, o projeto incentivou o debate sobre a educação sexual com pais e educadores, bem como estreitou laços de confiança entre a criança e seus responsáveis possibilitando a identificação primária do potencial perigo e maior propensão em comunicar ao adulto de sua confiança caso esteja em apuros.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Design (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa Vieira de Oliveira Ribeiro.pdf12,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.