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Tipo: Dissertação
Título: Arte, design e política: um estudo sobre a imagem do poder nas campanhas presidenciais brasileiras de 1989
Título(s) alternativo(s): Art, design and politics: a study on the image of power in the Brazilian presidential campaigns of 1989
Autor(es): Cotrim, Miguel Antonio
Autor(es): Cotrim, Miguel Antônio
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Fernando de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Fernando de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Filho, Emiliano José da
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Celso Pereira
Resumo: Este estudo busca examinar as relações entre arte, design e política por meio do estudo dos modelos imagéticos de representação do poder e de personificação do poder produzidas e veiculadas nas campanhas de Collor e Lula, nas eleições presidenciais de 1989. Investigam-se os modelos de representação imagética do poder utilizados nas campanhas eleitorais brasileiras. A metodologia aplicada nesta investigação é a de pesquisa qualitativa. Trata-se de um estudo de caso que envolve a análise das imagens das campanhas eleitorais presidenciais dos dois candidatos, buscado encontrar a genealogia dos modelos imagéticos de expressão do poder e de personificação do poder. Toma-se por base as imagens que expressam o poder desenvolvidas pelos principais movimentos artísticos até o século XX. O estudo procura, ainda, preencher lacunas de produção de literatura científica sobre o universo imagético das campanhas eleitorais brasileiras, oferecendo um ponto de partida para o aprofundamento da compreensão das relações entre arte, design e política. Este estudo é relevante para os pesquisadores do universo da arte, do design e da comunicação bem como para aos profissionais envolvidos na construção da imagem de candidatos no cenário de campanhas políticas.
Abstract: This study seeks to examine the relationships between art, design and politics through the study of imagery models of power representation and personification of power produced and broadcasted in the campaigns of Collor and Lula, in the 1989 presidential elections. It investigates the models of imagery representation of power used in the Brazilian electoral campaigns. The methodology applied in this investigation is that of qualitative research. This is a case study that involves analyzing the images of the presidential election campaigns of the two candidates, seeking to find the genealogy of the imagery models of expression and personification of power. The bases of this study are the images that express power and have been developed by the main artistic movements until the 20th century. The study also seeks to fill gaps in the production of scientific literature on the imagery universe of Brazilian electoral campaigns, offering a starting point for deepening the understanding of the relationships between art, design and politics. This study is relevant for researchers in the fields of art, design and communications as well as for professionals involved in building the image of candidates in the political campaign scene.
Palavras-chave: Imagem do poder
Personificação do poder
Eleições presidenciais brasileiras de 1989
Arte, design e política
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35246
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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