Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Paulo Fernando de Almeida-
dc.contributor.authorCotrim, Miguel Antonio-
dc.creatorCotrim, Miguel Antônio-
dc.date.accessioned2022-05-17T13:45:45Z-
dc.date.available2022-05-17T13:45:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35246-
dc.description.abstractThis study seeks to examine the relationships between art, design and politics through the study of imagery models of power representation and personification of power produced and broadcasted in the campaigns of Collor and Lula, in the 1989 presidential elections. It investigates the models of imagery representation of power used in the Brazilian electoral campaigns. The methodology applied in this investigation is that of qualitative research. This is a case study that involves analyzing the images of the presidential election campaigns of the two candidates, seeking to find the genealogy of the imagery models of expression and personification of power. The bases of this study are the images that express power and have been developed by the main artistic movements until the 20th century. The study also seeks to fill gaps in the production of scientific literature on the imagery universe of Brazilian electoral campaigns, offering a starting point for deepening the understanding of the relationships between art, design and politics. This study is relevant for researchers in the fields of art, design and communications as well as for professionals involved in building the image of candidates in the political campaign scene.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagem do poderpt_BR
dc.subjectPersonificação do poderpt_BR
dc.subjectEleições presidenciais brasileiras de 1989pt_BR
dc.subjectArte, design e políticapt_BR
dc.subject.otherImage of powerpt_BR
dc.subject.otherPersonification of powerpt_BR
dc.subject.other1989 Brazilian presidential electionspt_BR
dc.subject.otherArt, design and politicspt_BR
dc.titleArte, design e política: um estudo sobre a imagem do poder nas campanhas presidenciais brasileiras de 1989pt_BR
dc.title.alternativeArt, design and politics: a study on the image of power in the Brazilian presidential campaigns of 1989pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Fernando de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539804353034691pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Fernando de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539804353034691pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Filho, Emiliano José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729568673398135pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Celso Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418970339898554pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6692518834089230pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca examinar as relações entre arte, design e política por meio do estudo dos modelos imagéticos de representação do poder e de personificação do poder produzidas e veiculadas nas campanhas de Collor e Lula, nas eleições presidenciais de 1989. Investigam-se os modelos de representação imagética do poder utilizados nas campanhas eleitorais brasileiras. A metodologia aplicada nesta investigação é a de pesquisa qualitativa. Trata-se de um estudo de caso que envolve a análise das imagens das campanhas eleitorais presidenciais dos dois candidatos, buscado encontrar a genealogia dos modelos imagéticos de expressão do poder e de personificação do poder. Toma-se por base as imagens que expressam o poder desenvolvidas pelos principais movimentos artísticos até o século XX. O estudo procura, ainda, preencher lacunas de produção de literatura científica sobre o universo imagético das campanhas eleitorais brasileiras, oferecendo um ponto de partida para o aprofundamento da compreensão das relações entre arte, design e política. Este estudo é relevante para os pesquisadores do universo da arte, do design e da comunicação bem como para aos profissionais envolvidos na construção da imagem de candidatos no cenário de campanhas políticas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_MIGUEL_ANTONIO_COTRIM_PPGAV.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.