Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35217
Tipo: Tese
Título: Arte e design como estímulo à criatividade na solução de projetos
Título(s) alternativo(s): Art and design as a stimulus to creativity in project solutions
Autor(es): Pina, Suzana Angélica da Silva Mascarenhas
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Fernando de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Fernando de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Olivera Hernandez, Maria Hermínia
metadata.dc.contributor.referee3: Mariño, Suzi Maria Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
metadata.dc.contributor.referee5: Santos Filho, Eudaldo Francisco dos
Resumo: A pesquisa teve como objeto de estudo a utilização de estratégias de arte e design em processo colaborativo para a geração de ideias para solução de projetos. O objetivo geral foi demonstrar uma abordagem metodológica à fase do projeto conceitual, por meio do estímulo à criatividade pela arte e pelo design na solução de problemas de projetos. O referencial teórico abrangeu autores que discutem a criatividade, a arte e o design, além de metodologias de projetos referenciados, na tese. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a utilização da análise documental e oficinas colaborativas, para coleta dos dados. Os sujeitos da investigação foram estudantes dos cursos de engenharia do primeiro semestre do ano de 2019, de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas, os memoriais descritivos dos projetos desenvolvidos pelos grupos dos participantes da pesquisa e os documentos gerados com a aplicação das ferramentas de criatividade, nas Oficinas Colaborativas para Soluções de Engenharia (OCSE), utilizando a Análise das Relações; Moodboard – Desconstrução do produto; Moodboard – Painel de Referência; e Brainwriting 635 ou Método 635. Os resultados das análises das informações coletadas revelam que os modelos de geração de alternativas para solução de problemas, estimularam uma visão holística, humanizada, subjetiva e criativa, com olhares mais amplos acerca dos problemas vivenciados no campo da engenharia, por meio de um processo colaborativo. Ademais, não houve pretensão de avançar nas discussões de currículos formativos, mas, sim, realizar uma análise dos desdobramentos possíveis para uma integralização de processos criativos à tomada de decisões dos futuros egressos do ensino superior. Do ponto de vista teórico, a tese contribui com a abordagem metodológica da arte e do design inserida em uma proposta de estudo, denominadas de Oficinas Colaborativas para Soluções de Engenharia (OCSE), a qual foi construída nesta pesquisa com o propósito de desenvolver estratégias e procedimentos aplicados a projetos, com a utilização de ferramentas de estímulo à criatividade, as quais poderão ser disseminadas e aplicadas em outros contextos. Do ponto de vista prático, o estudo contribui com uma nova visão dos profissionais em formação em busca de soluções para problemas de projetos, havendo uma maior integração do ponto de vista do trabalho em equipe. Este estudo é útil para artistas, designers, projetistas, alunos e professores, que pretendem experimentar novas ferramentas que auxiliem o processo criativo para soluções de problemas de projetos e pode ser aplicado em novas vertentes, em trabalhos futuros.
Abstract: The research has as its object of study the use of art and design strategies in a collaborative process to generate ideas for project solutions. The overall objective is to demonstrate a methodological approach to the conceptual design phase, by stimulating creativity through art and design in solving design problems. The theoretical framework included authors who discuss creativity, art and design, in addition to project methodologies referenced in the thesis. The methodology consists of a qualitative and exploratory research, using document analysis and collaborative workshops for data collection. The subjects of the investigation were students of engineering courses in the first semester of the year 2019, from a Higher Education Institution (IES). The data collection instruments were interviews, descriptive memorials of the projects developed by the groups of research participants and documents generated with the application of creativity tools, in Collaborative Workshops for Engineering Solutions (OCSE), using Relationship Analysis; Moodboard – Product deconstruction; Moodboard – Reference Panel; and Brainwriting 635 or Method 635. The results of the analysis of the information collected reveal that the models for generating alternatives for problem solving stimulated a holistic, humanized, subjective and creative view, with broader perspectives on the problems experienced in the field of engineering, through a collaborative process. Furthermore, there was no intention of advancing in the discussions of training curricula, but rather to carry out an analysis of the possible consequences for the integration of creative processes in decision-making by future graduates of higher education. From a theoretical point of view, the thesis contributes to the methodological approach of art and design inserted in a study proposal, called Collaborative Workshops for Engineering Solutions (OCSE), which was built in this research with the purpose of developing strategies and procedures applied to projects, with the use of tools to stimulate creativity, which can be disseminated and applied in other contexts. From a practical point of view, the study contributes to a new vision of professionals in training in search of solutions to project problems, with greater integration from the point of view of teamwork. This study is useful for artists, designers, students and teachers, who want to try new tools that help the creative process to solve project problems and can be applied in new ways, in future works.
Palavras-chave: Arte - Design
Criatividade
Metodologia de projeto
Processo colaborativo
Oficinas colaborativas - soluções de engenharia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35217
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Suzana_Pina_Defesa_Final.pdfTese Doutorado em Artes Visuais_ Suzana Pina6,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.