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Tipo: Dissertação
Título: Paisagens de poeira: por uma poética da distância.
Título(s) alternativo(s): Paisajes de polvo por una poetica de la distancia
Landscapes of dust by a poetics of the distance
Autor(es): Vargas Pinzón, Viviana Del Pilar
Primeiro Orientador: Santos, Eriel Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliva Júnior, Edgard Mesquita de
metadata.dc.contributor.referee2: Garavito, Elizabeth
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Eriel Araújo
Resumo: A poeira está presente em todos os lugares. É comum vê-la acima de tudo, em diferentes camadas que mostram a passagem constante do tempo - o movimento da paisagem. “Paisagens de poeira: por uma poética da distância” é um projeto onde o pó é a forma, a evidência, a memória da paisagem urbana. A maneira de habitá-la e sua localização influenciam diretamente sua transformação. A observação e relação do espaço natural e urbano de Bogotá e Salvador, as relações do homem com a natureza e a paisagem, entendidas como um conceito criado culturalmente, são as bases para o desenvolvimento desta pesquisa. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo estabelecer relações entre o espaço natural, urbano e a paisagem a partir de atos poéticos formados pelos movimentos de construção e desconstrução gerados pelo crescimento constante da cidade, cujo interesse reside na observação de seus efeitos sobre o meio ambiente, procurando apresentar a paisagem e o pó como base para a criação de uma linguagem artística que conclui em alguns trabalhos com o desenho por deposição da poeira ou areia e a utilização de petróleo cru limpado das praias de Salvador. Neste ponto, minhas obras têm se desenvolvido através do tempo, do movimento do espaço urbano e da observação da paisagem, desde distintos fatores antrópicos, como a exploração mineira, até à construção de projetos de habitação social, à combustão de gasolina e diesel, entre outras causas ocorrentes e, não por acaso, em constante desenvolvimento nas cidades de Bogotá e Salvador. “Paisagens de poeira: por uma poética da distância” é, portanto, um testemunho silencioso do movimento do espaço urbano e a transformação da paisagem, baseado nas obras de autores como Milton Santos, Javier Maderuelo, Jean Marc Besse, Merleau Ponty, Marc Augé, André Rouillé, Henri Bergson, Fayga Ostrower, assim como também na observação, experimentação e intervenção direta da paisagem urbana.
Abstract: A poeira is present in all places. It is common to see it above all, in different layers that show the constant passage of time - the movement of the landscape. “Landscapes of dust: for a poetics of distance” is a project where dust is the form, the evidence, the memory of the urban landscape. The way of inhabiting it and its location directly influence its transformation. The observation and relation of the natural and urban space of Bogotá and Salvador, the relations of man with nature and the landscape understood as a concept created culturally, are the bases for the development of this research. In this way, this dissertation aims to establish relationships between the natural, urban and the landscape from poetic acts formed by the movements of construction and deconstruction generated by the constant growth of the city, whose interest lies in the observation of its effects on the environment, trying to present the landscape and the dust as a basis for the creation of an artistic language with the drawing by deposition of dust or sand. At this point, my works have developed through time, the movement of urban space and the observation of the landscape, from different anthropic factors, such as minings, to the construction of social housing projects, combustion of gasoline and diesel, among others. other causes and, not by chance, constantly developing in the cities of Bogotá and Salvador. “Dust landscapes: for a poetics of distance” is, therefore, a silent testimony to the movement of urban space and the transformation of the landscape, based on the works of authors such as Milton Santos, Javier Maderuelo, Jean Marc Besse, Merleau Ponty, Marc Auge, André Rouillé, as well as in the observation, experimentation and direct intervention of the urban landscape.
Palavras-chave: Paisagem e arte
Fenomenologia da paisagem
Petróleo
Cartografia artística
Poética do pó
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35216
Data do documento: 17-Dez-2020
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