Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVargas Pinzón, Viviana Del Pilar-
dc.date.accessioned2022-05-12T18:55:05Z-
dc.date.available2022-03-26-
dc.date.available2022-05-12T18:55:05Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35216-
dc.description.abstractA poeira is present in all places. It is common to see it above all, in different layers that show the constant passage of time - the movement of the landscape. “Landscapes of dust: for a poetics of distance” is a project where dust is the form, the evidence, the memory of the urban landscape. The way of inhabiting it and its location directly influence its transformation. The observation and relation of the natural and urban space of Bogotá and Salvador, the relations of man with nature and the landscape understood as a concept created culturally, are the bases for the development of this research. In this way, this dissertation aims to establish relationships between the natural, urban and the landscape from poetic acts formed by the movements of construction and deconstruction generated by the constant growth of the city, whose interest lies in the observation of its effects on the environment, trying to present the landscape and the dust as a basis for the creation of an artistic language with the drawing by deposition of dust or sand. At this point, my works have developed through time, the movement of urban space and the observation of the landscape, from different anthropic factors, such as minings, to the construction of social housing projects, combustion of gasoline and diesel, among others. other causes and, not by chance, constantly developing in the cities of Bogotá and Salvador. “Dust landscapes: for a poetics of distance” is, therefore, a silent testimony to the movement of urban space and the transformation of the landscape, based on the works of authors such as Milton Santos, Javier Maderuelo, Jean Marc Besse, Merleau Ponty, Marc Auge, André Rouillé, as well as in the observation, experimentation and direct intervention of the urban landscape.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagem e artept_BR
dc.subjectFenomenologia da paisagempt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectCartografia artísticapt_BR
dc.subjectPoética do pópt_BR
dc.titlePaisagens de poeira: por uma poética da distância.pt_BR
dc.title.alternativePaisajes de polvo por una poetica de la distanciapt_BR
dc.title.alternativeLandscapes of dust by a poetics of the distancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eriel Araújo-
dc.contributor.advisor1Lattes5711679753140543pt_BR
dc.contributor.referee1Oliva Júnior, Edgard Mesquita de-
dc.contributor.referee1Lattes8651134843927843pt_BR
dc.contributor.referee2Garavito, Elizabeth-
dc.contributor.referee2Lattes2024815554441476pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Eriel Araújo-
dc.contributor.referee3Lattes5711679753140543pt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/7200920044799296pt_BR
dc.description.resumoA poeira está presente em todos os lugares. É comum vê-la acima de tudo, em diferentes camadas que mostram a passagem constante do tempo - o movimento da paisagem. “Paisagens de poeira: por uma poética da distância” é um projeto onde o pó é a forma, a evidência, a memória da paisagem urbana. A maneira de habitá-la e sua localização influenciam diretamente sua transformação. A observação e relação do espaço natural e urbano de Bogotá e Salvador, as relações do homem com a natureza e a paisagem, entendidas como um conceito criado culturalmente, são as bases para o desenvolvimento desta pesquisa. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo estabelecer relações entre o espaço natural, urbano e a paisagem a partir de atos poéticos formados pelos movimentos de construção e desconstrução gerados pelo crescimento constante da cidade, cujo interesse reside na observação de seus efeitos sobre o meio ambiente, procurando apresentar a paisagem e o pó como base para a criação de uma linguagem artística que conclui em alguns trabalhos com o desenho por deposição da poeira ou areia e a utilização de petróleo cru limpado das praias de Salvador. Neste ponto, minhas obras têm se desenvolvido através do tempo, do movimento do espaço urbano e da observação da paisagem, desde distintos fatores antrópicos, como a exploração mineira, até à construção de projetos de habitação social, à combustão de gasolina e diesel, entre outras causas ocorrentes e, não por acaso, em constante desenvolvimento nas cidades de Bogotá e Salvador. “Paisagens de poeira: por uma poética da distância” é, portanto, um testemunho silencioso do movimento do espaço urbano e a transformação da paisagem, baseado nas obras de autores como Milton Santos, Javier Maderuelo, Jean Marc Besse, Merleau Ponty, Marc Augé, André Rouillé, Henri Bergson, Fayga Ostrower, assim como também na observação, experimentação e intervenção direta da paisagem urbana.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.relation.references1 ANDRADE, J. N. Diógenes Rebouças Cidade, Arquitetura e Patrimônio. Salvador: UFBA, 2016. 2 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15 287: informação e documentação: projeto de pesquisa, Rio de Janeiro: apresentação. 2. ed. 2011. 3 ARAUJO, D. Lixo Extraordinário: intervenções socio-estéticas. Universidade Tuiuti do Paraná, Localização: DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, ISSN-e 1646-477X, Nº. 10, 2011, Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5387466 acesso em: 25-06-2020. 4 ARAÚJO, E. Imagens transitórias: dinâmicas interativas entre o real e o imaginário num processo fotográfico UFRGS, Porto Alegre: 2009. 5 AUGÉ, M. Los “no lugares” espacios del anonimato: Una antropología sobre la sobremodernidad. Madrid: Gedisa Editorial,1992 6 BACHELARD. G. A Poética do espaço. Tradução Antônio de Pádua Danesi, São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003. 7 BERGSOM, H. Obras Escogidas. Biblioteca de prêmios Nobel, Madrid: Aguilar, 1963 8 BESSE, J. La Sombra de las cosas: Sobre paisaje y geografia, Madrid: Biblioteca Nueva. 2010 9 CORPORACIÓN AUTÓNOMA REGIONAL CAR. Diagnóstico de ordenación y manejo de la cuenca hidrográfica del río Bogotá. Bogotá, 2006. 104 p. Disponível em: https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/adminverblobawa?tabla=T_NORMA_ARCHIVO&p_NORMFIL_ID=305&f_NORMFIL_FILE=X&inputfileext=NORMFIL_FILENAME Acesso em: 05.05.2019 10 CORREAL, G. INVESTIGACIONES ARQUEOLOGICAS DEL TEQUENDAMA, Bogotá, Biblioteca Banco Popular, 1977 11 CHERNIAVSKY, A. LA CONCEPCIÓN DEL TIEMPO DE HENRI BERGSON: El alcance de sus críticas a la tradición y los limites de su originalidade, Buenos Aires: UBA, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238778193_La_concepcion_del_tiempo_de_Henri_Bergson_El_alcance_de_sus_criticas_a_la_tradicion_y_los_limites_de_su_originalidad Acesso em: 27-06-2020 | 137 12 CURY, M. Poéticas da precariedade. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília: n. 41, p. 33-46, jun. 2013 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000100003. Acesso em: 27 – 06- 2020 13 RICHTER, D. Diálogos sobre lo informe: Trayectoria de Bataille a Poeta en Nueva York, Utah: State University. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/actalit/n46/art_07.pdf acesso em: 29-06-2020. 14 DE MORAES, M. Georges Bataille e as formações do abyeto. IIha de Santa Catarina: Periódicos UFCS. - 2° semestre de 2005. 15 DELEUZE, G. Henri Bergson Memoria y vida Textos escogidos por Gilles Deleuze. Madrid: Alianza Editorial, 1977. 16 DELGADO, J. La construcción social del paisaje de la sabana de Bogotá 1880 -1890, Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2010 17 DIAS, A. CUBO DE POEIRA. 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador, 2009 18 DUARTE, J. Aspectos Formativos da Criação Artística: uma análise das imagens de revista de Vik Muniz. SIGNUM: Estud. Ling, n. 20/2, p. 266-288, Londres 2017 19 ENTLER, R. Poéticas do Acaso: Acidentes e encontros na criação artística. Tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo, 2000, 20 ESPINOSA, J. O hommen com solas de poeira. Buala, Corpo, 31 de Março de 2013. Disponível em: https://www.buala.org/pt/corpo/o-homem-com-solas-de-poeira. Aceso em: 25-06-2020. 21 FONTCUBERTA, J. El beso de Judas Fotografía y verdad, Madrid: Gustavo Gili,1997. 22 FOSTER, H. El retorno de lo real, La vanguardia a finales del siglo, España: Akal Arte contemporáneo, 2001. 23 GALINDO, I. Gran vidrio puesto al desnudo por sus verbos, Tesis de doctorado, Universidad Politécnica de Valencia. 1991. 24 GONZÁLEZ, F. El viaje a pie, Bogotá: Corporación Otra parte,1929. 25 GUTIÉRREZ, NY. Sujeto Vulnerable, Nociones psicoanalíticas al tamiz de la obra de Miguel Ángel Rojas, Bogotá: Ministerio de cultura, Programa nacional de estímulos, 2011. | 138 26 GUTIERREZ, N. Miguel Ángel Rojas: Esencial, Bogotá: Planeta, 2010. 27 GUTIERREZ, N. Un Atlas: La obra de Rosario López, Bogotá: Editorial Universidad Nacional De Colômbia, 2012 28 HUBERMAN, G.D. O que vemos, o que nos olha. Paris, Editora 34. Ltda, 2005 29 Identificación y caracterzación del conflito Ambiental generado por la mineria de materiales que se desarrolla em el município de Soacha Cundinamarca. Universidad Nacional, 2012. Disponível em: recordcenter.sgc.gov.co. Acesso em: 02-09-2019. 30 KRAUSS, R. Notas sobre o índice, Lo fotográfico: por una teoría de los desplazamientos, Madrid: Gustavo Gili, 2002 31 LIENERT LUBISCO, N, CHAGAS VIEIRA, S. Manual de estilo acâdemico. Salvador: Editora da Universidade Federal Da Bahia, 2019 32 MADERUELO, J. El paisaje: Génesis de un concepto. Madrid: Abada Editores, 2005. 33 MADERUELO, J. Paisaje e História. Madrid: Abada Editores, 2009 34 MADERUELO, J. Arte Público: naturaleza e ciudad. Coleção Ensayo. Madrid: Fundación César Manrique, 2000. 35 MINKS, J. Marcel Duchamp: 1887-1968: A arte como contra-arte, Germany: 1996. 36 MASSON, M. Entre-lugar: identidades em trânsito. Revista Prumo, [S.l.], v. 4, n. 6, nov. 2019. ISSN 2446-7340. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/1176>. Acesso em: 25-06-2020 37 MONTENEGRO, A. Una y tres aproximaciones teóricas a la serie David de Miguel Ángel Rojas, Bogotá, Universidad de los Andes, H-ART. No. 2. 2018. 38 MORENO, C. La conurbación: rizoma urbano y hecho ambiental complejo 2008, Universidad Nacional de Colombia. Disponível em: http://www.bdigital.unal.edu.co/3363/1/CIM-CONURBACION.pdf acesso em: 09-11-2019. 39 OLIVEIRA, E. Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 29, p. 63-77, June 2017, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000100063&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26-06-2020. 40 PALLAMIN, V. Forma e percepção: Considerações a partir de Maurice Merleau Ponty. São Paulo: FAUUSP: 1996 | 139 41 PEREZ, M. La adaptabilidad de pobladores y asentamientos rurales en áreas de conurbación: El caso de la ciudad de Bogotá (Colombia), Cuadernos de Desarrollo Rural, vol. 5, núm. 60, enero-junio, 2008, pp. 61-86 Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2008 42 PONTY, M. Fenomenología de la percepción. Madrid: Editorial Planeta de Agostini S.A, 1993 43 REBOUCAS, D. Salvador da Bahia de todos os Santos no Século XIX, Pintura documental, Salvador: Raíces editora, 1985 44 RODRÍGUEZ, M. Miguel Ángel Rojas, “David”, en Campos Latinoamericanos, Bogotá: Galería Alcuadrado, ArtNexus #57 - Arte en Colombia #103, 2005. 45 ROUILLE, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Senac. São Paulo: 2009 46 SCHAMA, S. Paisagem y memória. São Paulo: Companhia das letras, 1996 47 SERRANO, E. "Grano y otras obras de Miguel Ángel Rojas." Revista del Arte y la Arquitectura de América Latina (Medellín) 2, no. 6(1981): 42-47 48 SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2006 49 SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp. 2008 50 SONTANG, S. Sobre la fotografía. Madrid: Alfaguara, 2005. 51 SECRETARIA DISTRITAL DE AMBIENTE DE BOGOTÁ. Informe anual de la calidad del aire. 2015. Bogotá. 2015. 181 p. Disponível em: http://oab.ambientebogota.gov.co/?post_type=dlm_download&p=3205 Acesso em: 05-06-2019 52 TRIELLI, G. O fim do fim da arte: A poética itinerante de Paulo Nazareth. revista landa Vol. 5 N° 1. 2016. Disponivel em: http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/vol5n1/28.%20DOSSIER%202%20Guilherme%20Ribeiro%20-%20O%20fim%20do%20fim%20da%20arte...%20PT.pdf Acesso em: 25-06-2020 53 TRISCHER, H. The Antropocene:The geological or a cultural concept, or both?. Desacatos, México, No. 54, may./ago.2017. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-050X2017000200040 Acesso em: 9-04-2019. 54 VONNEGUT, K. Galápagos. Buenos Aires: Editorial Minotauro, 1988 | 140 55 ZEPKE, S. La cartografía artística de la sensación: Tres obras recientes de Rosario López. Antípoda Revista de Antropología y Arqueología, Bogotá, no.7 Bogotá Jul/Dic. 2008. Disponível em: http://www.scielo.unal.edu.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1900-54072008000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5-09-2019 |pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.