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dc.creatorLima, Daniele Dias da Silva Barbosa-
dc.date.accessioned2022-05-09T21:33:08Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-05-09T21:33:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35186-
dc.description.abstractThe study aimed to discuss the relationship between Education and Playfulness related to the formative practices of the Early Childhood Education teacher. In order to do so, a bibliographic research was carried out, pursuing the theoretical bases and epistemologies in these fields, mainly from the thoughts of Piaget, Vigotsky, Huizinga, Bougere and others, using, as well as a methodology, the bibliographic research. At the beginning, the work discusses the evolution of early childhood education in Europe and Brazil, demonstrating the difficulties of recognizing the need for this level of education and the advances made in the field of law. In the first centuries, early childhood education in Brazil was characterized more as an assistentialist nature. It was only later, with new legislation, that the component linked to education was introduced. Then, the work develops a debate on Playfulness that can be used as a promoter for a good cognitive, physical and social development of the child, developing their imagination, their high esteem. engine for a good playful development in the classroom and also outside it, as children bring different cultures from the environment in which they live. The last chapter deals with the final considerations where the formative aspects of the teacher who can use playfulness as a factor of great contribution to child development are shown.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleEducação e ludicidade: possibilidades formativas na infância_7pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.referee1Santos, Romilson Augusto dos-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo fazer uma discussão sobre a relação Educação e Ludicidade relacionada com as práticas formativas do professor da Educação Infantil. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica perseguindo as bases teóricas e epistemologias nestes campos, principalmente a partir dos pensamentos de Piaget, Vigotsky, Huizinga, Bougere e outros, utilizando, assim como metodologia a pesquisa bibliográfica. De início o trabalho faz uma discussão sobre a evolução da educação infantil na Europa e no Brasil demonstrando as dificuldades do reconhecimento da necessidade deste nível de ensino e os avanços conquistados no campo do direito. Nos primeiros séculos a educação infantil no Brasil se caracterizada mais como de cunho assistencialista. Só depois, a partir de nova legislação que o componente ligado à educação foi sendo introduzido. Em seguida, o trabalho desenvolve um debate sobre a Ludicidade que pode ser usada como promotora para um bom desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança, desenvolvendo sua imaginação, sua alta estima Por último a monografia trabalha o papel do professor como formador de opinião e motor para um bom desenvolvimento lúdico em sala de aula e também fora dela visto que as crianças trazem diferentes culturas do meio em que elas vivem. O último capítulo trata das considerações finais onde são mostrados os aspectos formativos do professor que pode utilizar a ludicidade como um fator de grande contribuição para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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