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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35177
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Leitura e biblioteca: caminhos para a libertação
Título(s) alternativo(s): READING AND LIBRARY: PATHS TO LIBERATION
LECTURA Y BIBLIOTECA: CAMINOS HACIA LA LIBERACIÓN
Autor(es): Novo, Hildenise Ferreira
Lins, Ivana Aparecida Borges
Santos, José Carlos Sales dos
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã.
Abstract: This article aims to present a comprehensive approach to the act of reading and the library as the core institution in terms of the reading experience. Hence it goes through the act of reading the world and its relation with the language emancipatory contexts carried out by humanity -in which the purpose of communicating is the first interest, but it gains complexity and further perspectives as it embodies the multiple possibilities of contents provided by the experience of reading. Initially, such a perspective is stricted. As they confront different visions and understandings of the same object, new means of comprehension emerge through a combination of contexts, speakers, readers, and writers. This emancipatory path tracked by the reading experience consists of the dialogical relationship between the reader and the writer, both parting from different standpoints, but joining efforts to build possible interpretations of the texts and their circumstantial contexts.In this context, Systems of Information Recovery, mainly operated by libraries, are able to provide the access to those documentary items, i.e., a book, to the users, in this case, the readers. The article reflects the character of these systems which are designed to proved and solve access needs,but often do take into consideration cognitive aspects to succeed. Finally, it concludes that Brazilian people still find it difficult to access information that will help strengthen the citizenship environment, in this regard the Public Library is identified as the institution which can enable the social and citizenship contexts. Its mission must overcome the safeguarding of collections: it must act in order to provide and diffuse useful and relevant information that will promote the means to emancipation
Palavras-chave: Leitura -Biblioteca Pública
Representação da Informação
Leitura como Prática Libertadora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Outra instituição
Sigla da Instituição: OI
Citação: LINS, I. A. B. .; NOVO, H. F. .; SANTOS, J. C. S. dos . Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 86-102, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.8552. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8552
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35177
Data do documento: Ago-2021
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