Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovo, Hildenise Ferreira-
dc.creatorLins, Ivana Aparecida Borges-
dc.creatorSantos, José Carlos Sales dos-
dc.date.accessioned2022-05-06T18:46:37Z-
dc.date.available2022-05-06T18:46:37Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.citationLINS, I. A. B. .; NOVO, H. F. .; SANTOS, J. C. S. dos . Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 86-102, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.8552. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35177-
dc.description.abstractThis article aims to present a comprehensive approach to the act of reading and the library as the core institution in terms of the reading experience. Hence it goes through the act of reading the world and its relation with the language emancipatory contexts carried out by humanity -in which the purpose of communicating is the first interest, but it gains complexity and further perspectives as it embodies the multiple possibilities of contents provided by the experience of reading. Initially, such a perspective is stricted. As they confront different visions and understandings of the same object, new means of comprehension emerge through a combination of contexts, speakers, readers, and writers. This emancipatory path tracked by the reading experience consists of the dialogical relationship between the reader and the writer, both parting from different standpoints, but joining efforts to build possible interpretations of the texts and their circumstantial contexts.In this context, Systems of Information Recovery, mainly operated by libraries, are able to provide the access to those documentary items, i.e., a book, to the users, in this case, the readers. The article reflects the character of these systems which are designed to proved and solve access needs,but often do take into consideration cognitive aspects to succeed. Finally, it concludes that Brazilian people still find it difficult to access information that will help strengthen the citizenship environment, in this regard the Public Library is identified as the institution which can enable the social and citizenship contexts. Its mission must overcome the safeguarding of collections: it must act in order to provide and diffuse useful and relevant information that will promote the means to emancipationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofPráxis Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura -Biblioteca Públicapt_BR
dc.subjectRepresentação da Informaçãopt_BR
dc.subjectLeitura como Prática Libertadorapt_BR
dc.subject.otherReading -Public Librarypt_BR
dc.subject.otherRepresentation of the Informationpt_BR
dc.subject.otherReading as Emancipatory Pathpt_BR
dc.titleLeitura e biblioteca: caminhos para a libertaçãopt_BR
dc.title.alternativeREADING AND LIBRARY: PATHS TO LIBERATIONpt_BR
dc.title.alternativeLECTURA Y BIBLIOTECA: CAMINOS HACIA LA LIBERACIÓNpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 17pt_BR
dc.citation.issuen. 47pt_BR
dc.citation.spagep. 87pt_BR
dc.citation.epagep. 102pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8552pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8552-Texto do artigo-22364-3-10-20220114.pdf506,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.