Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35175
Tipo: Dissertação
Título: Sambografia cabocla: um pensamento em dança a partir do samba de caboclo
Título(s) alternativo(s): Sambografia Cabocla: A thought in dance to from samba de caboclo.
Autor(es): Silva, Inah Irenam Oliveira da
Primeiro Orientador: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Luciane da
Resumo: O samba de caboclo é uma celebração presente nas religiões de matriz africana. Nessa festividade, é celebrada a memória de ancestres donos da terra, entidades reconhecidas pelo nome de caboclos. Essa pesquisa vira olhos para a estética, filosofia, imagem, simbologias e gestualidade dos Marujos (entidades relacionadas ao mar), Caboclos de Pena (entidades relacionadas as matas) e Caboclos de Couro (entidades relacionadas ao sertão) para a construção de poéticas artísticas. Apoiada nos pensamentos e conceitos da cosmopercepção (OYĚWÙMÍ, 1997), estesia (SODRÉ, 2016), afrografias da memória (MARTINS, 1997) e poética dos orixás (SILVA, 2016) elaboro um conjunto de pensamentos derivados das práticas presentes nas corporeidades do samba de caboclo. Relaciono imagem, gestualidades, filosofias e movimento, intitulando esse modo de compreender de Sambografia Cabocla. Esse pensamento tem como um dos objetivos a expansão das possibilidades infinitas corporais para as criações em dança, somando-se a tantas outras metodologias, técnicas, pedagogias e ensinos de dança, afirmando a pluralidade e diversidade no campo, a partir do samba. Reconhecendo um samba autoral, identitário, ancestral que parte das relações encruzilhadas e memórias corporais, espero estar contribuindo para a produção na área de conhecimento em dança. E, assim, possibilitar estratégias e práticas artísticas através da estética do samba de caboclo, conduzida pela imagética dos elementos terra, fogo, água e ar, desenvolvendo uma ligação de profunda re(conexão) do corpo. Através da metodologia da vivência prática com aulas de samba de caboclo e pesquisa de campo, realizo a feitura de dois processos coreográficos, Pé no Chão?! (2011, 2018) e Passe (2017), os quais trago neste trabalho para compreensão do pensamento proposto, sua organização e experimentações, no intuito de contribuir com os avanços do campo da pesquisa em dança, bem como ampliar e refletir a presença das danças de matrizes africanas, oriundas do povo banto, em específico a família do samba, no repertório de composições artística e educacional.
Abstract: The "samba de caboclo" is a celebration present in African-based religions. In this festivity, the memory of ancestral owners of the land is celebrated, entities recognized by the name of Caboclos. This research turns its eyes to the aesthetics, philosophy, image, symbologies and gestures of the Marujos (entities related to the sea), aboclos de Pena (entities related to the forests) and Caboclos de Couro (entities related to the brazilian outback) for the construction of poetic arts. Based on the thoughts and concepts of world-sense (OYĚWÙMÍ, 1997), esthesia (SODRÉ, 2016), memory afrographies (MARTINS, 1997) and poetics of the orixás (SILVA, 2016), I elaborate a set of thoughts derived from the practices present in the corporeality of the Samba de Caboclo. I relate images, gestures, philosophies and movement, calling this way of understanding everything as Sambografia Cabocla. This thought has as one of its objectives the expansion of infinite bodily possibilities for dance creations, adding to so many other methodologies, techniques, pedagogies and dance teachings, affirming the plurality and diversity in the field, based on Samba. Recognizing an authorial, identitary, ancestral Samba that starts from crossroads and bodily memories, I hope to be contributing to the production in the area of dance knowledge. And, thus, enabling artistic strategies and practices through the aesthetics of Samba de Caboclo, guided by the imagetic of the elements earth, fire, water and air, developing a connection of deep re(connection) of the body. Through the methodology of a practical experience with Samba de Caboclo classes and field research, I perform two choreographic processes, Pé no Chão?! (2011, 2018) and Passe (2017), which I bring in this work to understand the proposed thought, its organization and experiments, in order to contribute to advances in the field of dance research, as well as to expand and reflect about the presence of dances of African matrices, originating from the Bantu people, specifically the Samba family, in the repertoire of artistic and educational compositions
Palavras-chave: Samba de Caboclo
Estética
Corporeidade
Processos Artísticos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35175
Data do documento: 6-Jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InahIrenam _ DissertaçãoFinal.pdf17,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.