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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Onde está W. Shakespeare? - Um estudo das relações dialógicas no filme Assunto de meninas
metadata.dc.creator: Putificação, Priscila de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Elizabeth Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Elizabeth Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Milena Britto de
metadata.dc.contributor.referee3: Morinaka, Eliza Mitiyo
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar os recursos intertextuais recriados a partir de peças de William Shakespeare, no texto fílmico Assunto de Meninas, filme canadense, lançado em 2001, dirigido por Léa Pool e roteiro adaptado pela dramaturga canadense Judith Thompson, em que as relações heteronormativas dos textos dramáticos são ressignificadas, social e historicamente, na relação amorosa lésbica entre duas jovens estudantes, na nossa contemporaneidade. À princípio utilizando como possibilidade de hipótese a taxonomia de Gérard Genette (2010), contudo no decorrer da análise foi observado que os intertextos não são estantes, eles se atravessam, desta forma recorremos a Jacques Derrida e ao pós estruturalismo, o qual nós permitiu abandonar a prescrição de regras, relativizando cada ato de leitura. A história do filme, narrada sob a perspectiva de Mary, a mais nova estudante do colégio Perkins Girls, constrói o desenvolvimento de fortes laços de amizade entre as três colegas de quarto – Paulie, Tory e a própria Mary – além do romance entre as duas primeiras, protagonistas da narrativa que se veem impedidas de ficarem juntas, pois têm que lidar com impasses causados pelo preconceito de suas famílias e amigos, e pelas profundas crises que vivenciam no tortuoso caminho em busca de aceitação. Dessa forma, temas como amor, mentira, preconceito, poder, vida, morte, todos tão caros ao dramaturgo inglês, são expostos e inseridos de forma crítica na sociedade atual. Os movimentos intertextuais possibilitam pensar o texto como um mosaico de vários outros textos, demonstrando que a tradução resulta também de inúmeros intertextos que surgem, muitas vezes inconscientemente, e a desvinculam do mero transporte de significados.
Resumen : This dissertation aims to analyze the intertextual resources recreated from plays by William Shakespeare, in the film Canadian film, Lost and Delirious, released in 2001, directed by Léa Pool and script adapted by Canadian playwright, Judith Thompson, in which heteronormative relationships of dramatic texts are re-signified, socially and historically, in the lesbian love relationship between two young students, in our contemporary world. At first, using the taxonomy of Gérard Genette (2010) as a hypothesis possibility, however, in the course of the analysis it was observed that the intertexts are not shelves, they cross each other, in this way we resorted to Jacques Derrida and to post-structuralism, which we disconnected from the rules, in that way, making each act of reading, relative. A story told from the perspective of Mary, a newest student at Perkins Girls High School, builds the development of strong bonds of friendship between three roommates - Paulie, Tory and Mary herself – as well as romance between the first two, protagonists of narrative that they see prevented from staying together, because they deal with impasses caused by the prejudice of their families and friends, and by the deep crises that they experience in the tortuous path seeking for acceptance. In this way, themes such as love, lies, prejudice, power, life, death, all other aspects of the English playwright, are exposed and inserted in the critical form of today's society. Intertextual movements make it possible to think of the text as a mosaic of several other texts, demonstrating that often unconsciously the translation also results in many intertexts that arise, and a deviation from the mere transportation of meanings.
Palabras clave : Literatura
Tradução e interpretação
Shakespeare, William - Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Intertextualidade
Assunto de meninas (Filme)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35170
Fecha de publicación : 30-sep-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)



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