Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35116
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e investigações psicométricas do teste do desempenho atencional em adultos
Autor(es): Conceição, Jônatas Reis Bessa da
Primeiro Orientador: Abreu, José Neander Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, José Neander Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Thatiana Helena de
metadata.dc.contributor.referee3: Siquara, Gustavo Marcelino
Resumo: O presente estudo apresenta os parâmetros de evidências de validade baseados no conteúdo, construto, critério e análise de confiabilidade do TDA. A análise de juízes, sete experts julgaram o instrumento, obtendo uma alta concordância que o TDA mensura o que se propõe, bem como a adequação entre os seus itens e sua execução ao público alvo (k = 0.84, I.C = 0.71 - 0.95, p = 0.00). Na analise semântica 12 pessoas realizaram um piloto e indicaram uma alta concordância que o teste apresentou comandos, figuras e manejo de execução do teste adequados para as faixas etárias indicadas (k = 0.77, I.C = 0.60 - 0.84, p = 0.00). A análise fatorial exploratória sugeriu que os indicadores do instrumento convergem em quatro fatores, sendo eles chamados de: atenção sustentada, alerta/detecção de estímulos, impulsividade e desatenção. Os dados referentes aos índices de confiabilidade do Teste do Desempenho Atencional indicaram valores próximos a 1 em todos os quatro fatores. As análises de evidencia baseados em variáveis externas sugeriram que o Teste do Desempenho Atencional apresentou divergência com tarefas que avaliam outros tipos de operacionalização da atenção, como por exemplo: seletividade, alternância e atenção dividida com correlações fracas ou espúrias e convergência com correlações moderadas quando comparado com um teste que mensura a atenção continua. A regressão entre os indicadores do TDA e a variável idade dos participantes indicou predição da idade no desempenho da atenção continua na maior parte dos 12 indicadores do instrumento, salvo os indicadores de erros por ação; vigilância de erros por ação; perseveração motora; e vigilância de perseveração motora. As análises indicaram que o TDA mostrou ser válido e fidedigno para avaliação de atenção contínua.
Abstract: The present study presents the parameters of evidence of validity based on the content, construct, criteria and reliability analysis of the TDA. The experts analysis had seven experts judged the instrument and it was obtained a high agreement; This suggests that the TDA measures what it proposes, as well as the adequacy between its items and its execution to the target audience (k = 0.84, CI = 0.71 - 0.95, p = 0.00). In the semantic analysis 12 people performed a pilot study and indicated a high agreement what suggestes that the test presented commands, figures and management of the test execution suitable for the indicated age groups (k = 0.77, I.C = 0.60 - 0.84, p = 0.00). The exploratory factor analysis suggested that the instrument's indicators converge on four factors, which are called: sustained attention, detection of stimuli, impulsivity and inattention. The data referring to the reliability indexes of the Attentional Performance Test indicated values close to 1 in all four factors. Evidence analyzes based on external variables suggested that the Attentional Performance Test presented divergence with tasks that evaluate other types of care operationalization, such as: selectivity, alternation and divided attention with weak or spurious correlations and convergence with moderate correlations when compared with a test that measures sustained attention. The regression between the TDA indicators and the age variable of the participants indicated age prediction in the performance of sustained attention in most of the 12 indicators of the instrument, except for the indicators of commisions errors, comissions errors vigilance; motor perseverance; and motor perseverance vigilance. The analyzes indicated that the TDA have proved to be valid and reliable for the assessment of sustained attention.
Palavras-chave: Teste psicológico
Neuropsicologia
Atenção
Psicometria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35116
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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