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dc.creatorConceição, Jônatas Reis Bessa da-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:55:52Z-
dc.date.available2022-04-22-
dc.date.available2022-04-25T13:55:52Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35116-
dc.description.abstractThe present study presents the parameters of evidence of validity based on the content, construct, criteria and reliability analysis of the TDA. The experts analysis had seven experts judged the instrument and it was obtained a high agreement; This suggests that the TDA measures what it proposes, as well as the adequacy between its items and its execution to the target audience (k = 0.84, CI = 0.71 - 0.95, p = 0.00). In the semantic analysis 12 people performed a pilot study and indicated a high agreement what suggestes that the test presented commands, figures and management of the test execution suitable for the indicated age groups (k = 0.77, I.C = 0.60 - 0.84, p = 0.00). The exploratory factor analysis suggested that the instrument's indicators converge on four factors, which are called: sustained attention, detection of stimuli, impulsivity and inattention. The data referring to the reliability indexes of the Attentional Performance Test indicated values close to 1 in all four factors. Evidence analyzes based on external variables suggested that the Attentional Performance Test presented divergence with tasks that evaluate other types of care operationalization, such as: selectivity, alternation and divided attention with weak or spurious correlations and convergence with moderate correlations when compared with a test that measures sustained attention. The regression between the TDA indicators and the age variable of the participants indicated age prediction in the performance of sustained attention in most of the 12 indicators of the instrument, except for the indicators of commisions errors, comissions errors vigilance; motor perseverance; and motor perseverance vigilance. The analyzes indicated that the TDA have proved to be valid and reliable for the assessment of sustained attention.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeste psicológicopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subject.otherPsychological testpt_BR
dc.subject.otherNeuropsychologypt_BR
dc.subject.otherAttentionpt_BR
dc.subject.otherPsychometricspt_BR
dc.titleDesenvolvimento e investigações psicométricas do teste do desempenho atencional em adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCoutinho, Gabriel Corrêa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, José Neander Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020328026365974pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, José Neander Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020328026365974pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Thatiana Helena de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893474219361074pt_BR
dc.contributor.referee3Siquara, Gustavo Marcelino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697881919732690pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888271698278988pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta os parâmetros de evidências de validade baseados no conteúdo, construto, critério e análise de confiabilidade do TDA. A análise de juízes, sete experts julgaram o instrumento, obtendo uma alta concordância que o TDA mensura o que se propõe, bem como a adequação entre os seus itens e sua execução ao público alvo (k = 0.84, I.C = 0.71 - 0.95, p = 0.00). Na analise semântica 12 pessoas realizaram um piloto e indicaram uma alta concordância que o teste apresentou comandos, figuras e manejo de execução do teste adequados para as faixas etárias indicadas (k = 0.77, I.C = 0.60 - 0.84, p = 0.00). A análise fatorial exploratória sugeriu que os indicadores do instrumento convergem em quatro fatores, sendo eles chamados de: atenção sustentada, alerta/detecção de estímulos, impulsividade e desatenção. Os dados referentes aos índices de confiabilidade do Teste do Desempenho Atencional indicaram valores próximos a 1 em todos os quatro fatores. As análises de evidencia baseados em variáveis externas sugeriram que o Teste do Desempenho Atencional apresentou divergência com tarefas que avaliam outros tipos de operacionalização da atenção, como por exemplo: seletividade, alternância e atenção dividida com correlações fracas ou espúrias e convergência com correlações moderadas quando comparado com um teste que mensura a atenção continua. A regressão entre os indicadores do TDA e a variável idade dos participantes indicou predição da idade no desempenho da atenção continua na maior parte dos 12 indicadores do instrumento, salvo os indicadores de erros por ação; vigilância de erros por ação; perseveração motora; e vigilância de perseveração motora. As análises indicaram que o TDA mostrou ser válido e fidedigno para avaliação de atenção contínua.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
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