Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Simone dos Santos-
dc.date.accessioned2022-04-18T15:36:07Z-
dc.date.available2022-04-18-
dc.date.available2022-04-18T15:36:07Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35105-
dc.description.abstractThis dissertation is a study of History of Education in which I used the conceptual notion of representations of cultural practices of Cultural History, to think, as Chartier (1989) teaches us, the representations, practices and appropriations of signs and symbols of the past that involved the subjects ahead of the implementation of the Legislation of Directives and Bases of National Education nº 4.024/61 (LDBEN) from the perspective of the newspaper A Tarde. A periodical with the greatest circulation in the State of Bahia, and which in this work is used as a source, as well as, object, together with the educational laws of Bahia and Brazil between 1960 and 1971. The main objective is to depicts the historical conjuncture of the political, social and educational landscape, which affected primary and secondary school education during the implementation of the LDBEN in Bahia, which in its course was interrupted, and gradually replaced by new guidelines due to the civil military coup (1964) and the establishment of a dictatorship. For this, I focused on the ethnographic method, in a historiographical perspective, in which subject and object are intertwined, since it is a history teacher telling a part of the history of education, highlighting how much this movement affects me, in the anthropological sense proposed by Favret-Saada (1990), using the newspapers A Tarde published between 1960 and 1971, tensioning his writings with the educational legislation sanctioned at the time, demonstrating in each chapter the reasons for the choices of sources, theories, objects and methods in the face of a researcher's epistemological posture. The chapters carefully translate reflections that allow us to understand the object, its contradictions, the delimited section and the research results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes Educacionaispt_BR
dc.subjectJornal A Tardept_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectDitadura Civil Militarpt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectEducação - Bahia - Históriapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectEnsino primário - História - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino secundário - História - Bahiapt_BR
dc.subjectA Tarde (jornal)pt_BR
dc.subjectDitadura - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducational Guidelines Lawpt_BR
dc.subject.otherMilitary Civilian Dictatorshippt_BR
dc.subject.otherRepresentationspt_BR
dc.titleUm capítulo de história da educação na Bahia: a implementação da LDBEN nº 4.024/61 sob a ótica do jornal A Tarde (1960-1971)pt_BR
dc.title.alternativeA chapter of the History of Education in Bahia: the implementation of LDBEN nº 4.024/61 from the point of jornal A Tarde (1960-1971)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Solyane Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327898174826540pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Solyane Silveira-
dc.contributor.referee2Santana, Elizabete Conceição-
dc.contributor.referee3Jesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087137719166530pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é um estudo de História da Educação na qual utilizei a noção conceitual de representações das práticas culturais da História Cultural, para pensar, como nos ensina Chartier (1989), as representações, práticas e apropriações de signos e símbolos do passado que envolveram os sujeitos à frente da implementação da Legislação de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4.024/61 (LDBEN) sob a ótica do jornal A Tarde. Periódico de maior circulação no Estado da Bahia e que neste trabalho é utilizado como fonte, bem como, objeto, juntamente, com as legislações educacionais baianas e brasileiras entre os anos de 1960 e 1971. O objetivo principal é (d)escrever a conjuntura histórica do panorama político, social e educacional, que afetou a educação escolar primária e secundária durante a implementação da LDBEN na Bahia, que em seu curso foi interrompida e aos poucos substituída por novas diretrizes devido ao golpe civil militar (1964) e o estabelecimento de uma ditadura. Para isso, me debrucei sobre o método etnográfico, numa perspectiva historiográfica, em que sujeito e objeto estão imbricados, uma vez que se trata de uma professora de história a contar uma parte da história da educação, ressaltando o quanto esse movimento me afeta no sentido antropológico proposto por Favret-Saada (1990), utilizando os jornais A Tarde publicados entre anos de 1960 a 1971, tensionado seus escritos com as legislações educacionais sancionadas a época, demonstrando a cada capitulo o porquê das escolhas de fontes, teorias, objetos e métodos frente uma postura epistemológica de pesquisadora. Os capítulos traduzem, cuidadosamente, reflexões que permitem entender o objeto, suas contradições, o recorte delimitado e os resultados da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_versão_final.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.