Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3497
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitual |
Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Ensino de Física |
Autor(es): | Rocha, José Fernando Moura |
Autor(es): | Rocha, José Fernando Moura |
Abstract: | O conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções. |
Palavras-chave: | Campo, éter ensino de física história da física field ether physics teaching history of physics |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3497 |
Data do documento: | Abr-2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v31n1a13.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.