Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Renata Cordeiro De-
dc.date.accessioned2022-03-30T21:32:08Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-30T21:32:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34979-
dc.description.abstractThis work intends to reflect on the possible contributions of the activities recreational activities, especially games in the classroom. This is an investigation into the development and learning of the child through playfulness, since it has a fundamental role in the formation of the individual. This research aims to try to understand how and in what way recreational activities can contribute for the development and learning of the child, what is the importance of recreational activities in the teaching and learning process and to what ends are being games and games are proposed. Using an approach of nature bibliographic and documentary qualitative analysis, we resorted to the contribution of several authors and scholars in the area and to what they present documents and references about the mentioned theme. Through the studies carried out, it is concluded that there is no doubt that Games and play are of fundamental importance for the process of development of the child, in their socialization with the environment and are important pedagogical instruments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil: uma reflexão sobre o papel do jogo no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBrito Filho, Wilson de Lima-
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.referee1Santos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.referee3Bordas, Miguel Angel Garcia-
dc.description.resumoEste trabalho pretende refletir sobre as possíveis contribuições das atividades lúdicas, em especial os jogos em sala de aula. Trata-se de uma investigação sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança por meio da ludicidade, já que esta tem um papel fundamental na formação do indivíduo. Essa pesquisa tem como objetivo tentar compreender como e de que maneira as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, qual a importância das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem e a que fins estão sendo propostas as brincadeiras e os jogos. Utilizando-nos de uma abordagem de cunho qualitativo bibliográfico e documental, recorremos à contribuição de diversos autores e estudiosos da área e ao que apresentam documentos e referenciais sobre o referido tema. Através dos estudos realizados, conclui-se que não há dúvida de que os jogos e as brincadeiras têm fundamental importância para o processo de desenvolvimento da criança, na sua socialização com o meio e são importantes instrumentos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de RENATA CORDEIRO DE SOUZA.pdf199,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.