Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leilane das Virgens-
dc.date.accessioned2022-03-30T21:20:12Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-30T21:20:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34976-
dc.description.abstractThe monographic work has as its theme the meaningful learning in a theoretical perspective. Understanding that learning is not a solitary process, this monographic study also aims to present the contributions of interactions social activities present in the classroom. The studies of this work were guided by the following question: in what way can social interactions contribute to a Meaningful Learning? To answer this question, a bibliographic research, with the aim of not only analyzing meaningful learning, but also to understand how knowledge is formed in the individual, considering likewise the contributions of social interactions in this process. By bibliographical research, I could see how much it is necessary for the teacher to plan their classes with knowledge that is relevant to the student, allowing an exchange relationship with the group, where knowledge is shared and constructed, providing meaning to learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectinterações sociaispt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectalunopt_BR
dc.titleAprendizagem significativa: perspectivas teóricaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.description.resumoO trabalho monográfico tem como tema a aprendizagem significativa numa perspectiva teórica. Entendendo que a aprendizagem não é um processo solitário, este estudo monográfico visa também apresentar as contribuições das interações sociais presentes em sala de aula. Os estudos deste trabalho foram norteados pela seguinte indagação: de que forma as interações sociais podem contribuir para uma Aprendizagem Significativa? Para atender a tal questionamento, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de não só analisar a aprendizagem significativa, mas de também entender como se forma o conhecimento no indivíduo, considerandodo mesmo modo as contribuições das interações sociais nesse processo. Através da pesquisa bibliográfica, pude constatar o quanto é necessário o professor planejar suas aulas com conhecimentos que sejam relevantes para o aluno, possibilitando ainda uma relação de troca com o grupo, onde os conhecimentos são compartilhados e construídos, proporcionando sentido à aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de LEILANE DAS VIRGENS SANTOS.pdf332,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.