Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Leilane das Virgens | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T21:20:12Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-03-30T21:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34976 | - |
dc.description.abstract | The monographic work has as its theme the meaningful learning in a theoretical perspective. Understanding that learning is not a solitary process, this monographic study also aims to present the contributions of interactions social activities present in the classroom. The studies of this work were guided by the following question: in what way can social interactions contribute to a Meaningful Learning? To answer this question, a bibliographic research, with the aim of not only analyzing meaningful learning, but also to understand how knowledge is formed in the individual, considering
likewise the contributions of social interactions in this process. By bibliographical research, I could see how much it is necessary for the teacher to plan their classes with knowledge that is relevant to the student, allowing an exchange relationship with the group, where knowledge is shared and constructed, providing meaning to learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | interações sociais | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | aluno | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa: perspectivas teóricas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referee1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.description.resumo | O trabalho monográfico tem como tema a aprendizagem significativa numa perspectiva teórica. Entendendo que a aprendizagem não é um processo solitário, este estudo monográfico visa também apresentar as contribuições das interações sociais presentes em sala de aula. Os estudos deste trabalho foram norteados pela seguinte indagação: de que forma as interações sociais podem contribuir para uma Aprendizagem Significativa? Para atender a tal questionamento, foi feita uma
pesquisa bibliográfica, com o intuito de não só analisar a aprendizagem significativa, mas de também entender como se forma o conhecimento no indivíduo, considerandodo mesmo modo as contribuições das interações sociais nesse processo. Através da pesquisa bibliográfica, pude constatar o quanto é necessário o professor planejar suas aulas com conhecimentos que sejam relevantes para o aluno, possibilitando ainda uma relação de troca com o grupo, onde os conhecimentos são compartilhados e
construídos, proporcionando sentido à aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|