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dc.creatorPereira, Ana Caroline Mata-
dc.date.accessioned2022-03-30T20:40:06Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-30T20:40:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34971-
dc.description.abstractThe main focus of this monograph was to bring the discussion of playing in the scope of Early Childhood Education. To support this discussion, we briefly covered other themes in order to collaborate in the understanding of the importance of valuing and respecting play in childhood, especially in schools. The objective, therefore, of this research is to analyze the existing arguments in the literature that highlight the relevance of playing in pedagogical practices and for the development of children in preschool. To achieve this objective and to encourage the reader to reflect on this topic, this research addresses: the contextualization of Early Childhood Education in the legal aspects; presents theorists' conceptions about the relevance of playing for Early Childhood Education; discusses the contributions of play to emotional, cognitive, motor development and interactions between children in preschool; points out the concepts of the curriculum for Early Childhood Education and places play in this document; brings to the debate arguments of some authors about playing in pedagogical practices and points to playing as one of the sources for the process of learning and development according to Vigotsky. Based on the theoretical assumptions of Brougére (2008), Vigotsky (1989), Kishimoto (2002, 2006), Moyles (2002) and Wajskop (2002), we sought to base the analysis on playing in Early Childhood Education, which collaborated in the understanding of the proposed objectives. In this way, we understand and evidence that in playing, children are faced with countless experiences, which influence their formation, as well as in this practice they explore, experience and seek meanings of the world, (re)produces culture, interact, express different feelings and emotions. Finally, in this monograph, numerous arguments will be presented that prove the relevance of playing for the development, learning and knowledge in children. And for promoting such contributions, it is necessary to insert it in Early Childhood Education, especially in pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e aprendizadopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleBrincar na educação infantil: contribuições para a prática pedagógica e desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee1Varandas, Daniela Nascimento-
dc.contributor.referee2Monteiro, Heloísa Helena Tourinho-
dc.description.resumoO enfoque principal desta monografia foi trazer a discussão do brincar no âmbito da Educação Infantil. Para respaldar essa discussão percorremos de forma sucinta em outras temáticas visando colaborar no entendimento da importância de valorizar e respeitar o brincar na infância, sobretudo nas escolas. O objetivo, portanto dessa pesquisa é analisar os argumentos existentes na literatura que destacam a relevância do brincar nas práticas pedagógicas e para o desenvolvimento das crianças na pré-escola. Para concretização deste objetivo e para promover ao leitor a reflexão sobre este tema, esta pesquisa aborda sobre: a contextualização da Educação Infantil nos aspectos legais; apresenta as concepções dos teóricos sobre a relevância do brincar para Educação Infantil; discorre sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e as interações entre as crianças na pré-escola; aponta as concepções do currículo para a Educação Infantil e situa o brincar neste documento; traz para o debate argumentos de alguns autores sobre o brincar nas práticas pedagógicas e aponta o brincar como uma das fontes para o processo de aprendizado e desenvolvimento segundo Vigotsky. Com base nos pressupostos teóricos de Brougére (2008), Vigotsky (1989), Kishimoto (2002, 2006), Moyles (2002) e Wajskop (2002) buscou-se fundamentar a análise sobre o brincar na Educação Infantil, que colaborassem na compreensão dos objetivos propostos. Dessa forma, entendemos e evidenciamos que no brincar as crianças se defrontam com inúmeras experiências, as quais influenciam na sua formação, assim como nessa prática elas exploram, vivenciam e buscam significados do mundo, (re)produz cultura, interagem, expressam diversos sentimentos e emoções. Enfim, nesta monografia, serão apresentados inúmeros argumentos que comprovam a relevância do brincar para o desenvolvimento, aprendizado e conhecimentos nas crianças. E por promover tais contribuições é preciso inseri-la na Educação Infantil, principalmente nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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