Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniela Conceição-
dc.date.accessioned2022-03-22T17:35:39Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-22T17:35:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34924-
dc.description.abstractThis present work was intended to reveal how the family has been interfering in the child's school learning process, especially with a focus on reading and in writing. For this, it was structured in the following objectives: the objective general sought to investigate, from the literature and through interviews, how the family can interfere with the child's school learning process in the life cycle. literacy and specific objectives intended to identify the context economic and social status of children who have difficulties in acquiring reading and writing and understand the role of the family in the child's life in the current context in general. In order to theoretically validate this research, it was based on the contributions of Prado (1981), Rizzo (2002), Soares (2011), Teberosky (2003), Oliveira (2001), Freire (1996) among others. the work was structured through the qualitative perspective based on Minayo (1998), as well as well as bibliographic research. The results showed that there is still a long way to go to that there is a true partnership between the family and the school in the search for a quality school learning for children. And in the interviews it was evidenced that the parents, most of the time, put the responsibility of the school education only on the educators, and the school, in a way, also blames them, or responsible, for possible difficulties detected in the learning process the acquisition of reading and writing by children, especially in the lower classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA relação familia-escola no processo de alfabetização de criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685781104871884pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.referee2Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.description.resumoEste presente trabalho teve a intenção de desvelar como a família vem interferindo no processo de aprendizagem escolar da criança, especialmente com foco na leitura e na escrita. Para isso o mesmo estruturou-se nos seguintes objetivos: o objetivo geral buscou investigar, a partir da literatura e através de entrevistas, como a família pode interferir no processo de aprendizagem escolar da criança no ciclo da alfabetização e os objetivos específicos intencionaram identificar o contexto econômico e social das crianças que apresentam dificuldades da aquisição da leitura e da escrita e compreender o papel da família na vida da criança no contexto atual de forma geral. No intuito de validar teoricamente esta pesquisa, a mesma foi fundamentada com as contribuições de Prado (1981), Rizzo (2002), Soares (2011), Teberosky (2003), Oliveira (2001), Freire (1996) dentre outros. O trabalho foi estruturado através da perspectiva qualitativa baseado em Minayo (1998), bem como da pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que ainda falta muito para que haja uma verdadeira parceria entre a família e a escola na busca de uma aprendizagem escolar de qualidade para as crianças. E nas entrevistas evidenciouse que os pais, na maioria das vezes, põem a responsabilidade da educação escolar somente nos educadores, e a escola de certa forma, também culpa os mesmos, ou responsáveis, por possíveis dificuldades detectadas no processo de aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita das crianças, sobretudo nas classes populares.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA CONCEIÇÃO SANTOS _elementos textuais.pdf319,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DANIELA CONCEIÇÃO SANTOS _pre textuais.pdf46,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.