Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34876
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: A música no atendimento a crianças afetadas pelo vírus Zika e suas famílias: uma prática informada por evidências.
Other Titles: Music in the care of children and families affected by Zika virus: practice informed by evidence
La música en la atención a niños afectados por el virus Zika y sus familias: una práctica informada por evidencias
metadata.dc.creator: Lisboa, Tania
Santiago, Diana
Perkins, Rosie
Silva, Karine
metadata.dc.description.resumo: O primeiro caso do vírus ZIKA (ZIKV) foi confirmado no Brasil, em maio de 2015, e, após sua rápida disseminação pelo continente, foi declarado Emergência Nacional de Saúde pelo Brasil em novembro de 2015. Embora ZIKV frequentemente se apresente apenas como uma erupção cutânea nas mulheres grávidas, tem consequências mais graves para os recémnascidos expostos, incluindo microcefalia, atrasos no desenvolvimento, deficiências auditivas e visuais, convulsões e dificuldades de aprendizagem. Estas são frequentemente classificadas sob o termo Síndrome Congênita do Zika (SCZ) (De Barros Miranda-Filho et al., 2016). Já está estabelecido que cuidar de uma criança com necessidades complexas pode ter impactos sobre a saúde mental materna, situação financeira, bem-estar familiar e inclusão social (Emerson et al., 2006), e esses desafios podem ser agravados pelas condições precárias em que vivem algumas famílias vulneráveis (Faria et al., 2016). Além disso, as crianças afetadas encontram-se em um estágio crucial de desenvolvimento, tornando oportuna a introdução de intervenções psicossociais para apoiar as crianças e seus pais. Hospitais no Brasil responderam com programas voluntários de reabilitação e soluções de longo prazo estão sendo criadas para atender às necessidades médicas das crianças afetadas pela SCZ, mas esses serviços enfrentaram desafios, incluindo problemas de financiamento. Nosso projeto atendeu a essa lacuna com base na evidência, agora robusta, de que a música é uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar psicológico e social (Fancourt & Finn, 2019). Nossas pesquisas anteriores mostraram, por exemplo, que a música pode apoiar interações sociais em pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências (Lisboa et al., 2021); que cantar em grupo pode acelerar a recuperação da depressão pós-parto em mães puérperas (Fancourt & Perkins, 2018a); e que cantar também pode apoiar a proximidade mãe-bebê percebida (Fancourt & Perkins, 2018b). Há também evidências de que a música beneficia o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo das crianças (Braccialli, 2013). Este projeto explorou se e como a música pode apoiar as famílias afetadas pelo ZIKV
Abstract: The first case of the ZIKA Virus (ZIKV) was confirmed in Brazil, in May 2015, and after its rapid spread across the continent, it was declared a National Health Emergency by Brazil in November 2015. Although ZIKV often only presents as a rash in pregnant women, it has more serious consequences for exposed new-borns, including microcephaly, developmental delays, hearing and visual impairments, seizures and learning disabilities. These are often classified under the term Congenital Zika Syndrome (CZS) (De Barros Miranda- Filho et al., 2016). It is already established that caring for a child with complex needs can have impacts upon maternal mental health, financial status, family well-being and societal inclusion (Emerson et al., 2006), and these challenges can be made more acute by the challenging conditions in which some vulnerable families live (Faria et al., 2016). Moreover, the affected children are now at a crucial stage of development, making it timely to introduce psychosocial interventions to support both children and their parents. Hospitals in Brazil have responded with volunteer rehabilitation programmes and longer term solutions are now being created to meet the medical needs of the children affected by CZS, but these services have faced challenges including funding problems. Our project meets this gap by building on the now robust evidence that music is a powerful tool for improving psychological and social wellbeing (Fancourt & Finn, 2019). Our previous research has shown, for example, that music can support social interactions in people with special educational needs and disabilities (Lisboa et al., 2021); that group singing can speed up recovery from postnatal depression in new mothers (Fancourt & Perkins, 2018a); and that singing can also support perceived mother-infant closeness (Fancourt & Perkins, 2018b). There is also evidence that music benefits children's sensory-motor and cognitive development (Braccialli, 2013). This project explored whether and how music can support families affected by ZIKV.
Agência de Fomento: The British Academy, Knowledge Frontiers: International Interdisciplinary Projects 2019
Keywords: infecção por ZikV
vínculo
música
canto
bem-estar
metadata.dc.subject.cnpq: Música
Psicologia do Desenvolvimento
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citation: Lisboa, T. and Santiago, D. and Perkins, R. and Silva, K. J. (2022) A música no atendimento a crianças afetadas pelo vírus Zika e suas famílias: uma prática informada por evidências [Music in the care of children and families affected by Zika virus: practice informed by evidence/La música en la atención a niños afectados por el virus zika y sus familias: una práctica informada por evidencias]. Relatório de pesquisa. Royal College of Music e Universidade Federal da Bahia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: Projeto Financiado pela The British Academy, Knowledge Frontiers, International Interdisciplinary Research Projects 2019
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34876
Issue Date: 28-Feb-2022
Appears in Collections:Outros (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto ZICV - Final.pdfRelatório de pesquisa para divulgação11,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.