Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLisboa, Tania-
dc.creatorSantiago, Diana-
dc.creatorPerkins, Rosie-
dc.creatorSilva, Karine-
dc.date.accessioned2022-03-11T11:32:40Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-11T11:32:40Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.citationLisboa, T. and Santiago, D. and Perkins, R. and Silva, K. J. (2022) A música no atendimento a crianças afetadas pelo vírus Zika e suas famílias: uma prática informada por evidências [Music in the care of children and families affected by Zika virus: practice informed by evidence/La música en la atención a niños afectados por el virus zika y sus familias: una práctica informada por evidencias]. Relatório de pesquisa. Royal College of Music e Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34876-
dc.description.abstractThe first case of the ZIKA Virus (ZIKV) was confirmed in Brazil, in May 2015, and after its rapid spread across the continent, it was declared a National Health Emergency by Brazil in November 2015. Although ZIKV often only presents as a rash in pregnant women, it has more serious consequences for exposed new-borns, including microcephaly, developmental delays, hearing and visual impairments, seizures and learning disabilities. These are often classified under the term Congenital Zika Syndrome (CZS) (De Barros Miranda- Filho et al., 2016). It is already established that caring for a child with complex needs can have impacts upon maternal mental health, financial status, family well-being and societal inclusion (Emerson et al., 2006), and these challenges can be made more acute by the challenging conditions in which some vulnerable families live (Faria et al., 2016). Moreover, the affected children are now at a crucial stage of development, making it timely to introduce psychosocial interventions to support both children and their parents. Hospitals in Brazil have responded with volunteer rehabilitation programmes and longer term solutions are now being created to meet the medical needs of the children affected by CZS, but these services have faced challenges including funding problems. Our project meets this gap by building on the now robust evidence that music is a powerful tool for improving psychological and social wellbeing (Fancourt & Finn, 2019). Our previous research has shown, for example, that music can support social interactions in people with special educational needs and disabilities (Lisboa et al., 2021); that group singing can speed up recovery from postnatal depression in new mothers (Fancourt & Perkins, 2018a); and that singing can also support perceived mother-infant closeness (Fancourt & Perkins, 2018b). There is also evidence that music benefits children's sensory-motor and cognitive development (Braccialli, 2013). This project explored whether and how music can support families affected by ZIKV.pt_BR
dc.description.abstractAgência de Fomento: The British Academy, Knowledge Frontiers: International Interdisciplinary Projects 2019pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofGerenciando as necessidades psicossociais das famílias afetadas pelo vírus ZIKA: explorando o impacto da música como uma ferramenta socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinfecção por ZikVpt_BR
dc.subjectvínculopt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectcantopt_BR
dc.subjectbem-estarpt_BR
dc.titleA música no atendimento a crianças afetadas pelo vírus Zika e suas famílias: uma prática informada por evidências.pt_BR
dc.title.alternativeMusic in the care of children and families affected by Zika virus: practice informed by evidencept_BR
dc.title.alternativeLa música en la atención a niños afectados por el virus Zika y sus familias: una práctica informada por evidenciaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.identifier.doiProjeto Financiado pela The British Academy, Knowledge Frontiers, International Interdisciplinary Research Projects 2019pt_BR
dc.description.resumoO primeiro caso do vírus ZIKA (ZIKV) foi confirmado no Brasil, em maio de 2015, e, após sua rápida disseminação pelo continente, foi declarado Emergência Nacional de Saúde pelo Brasil em novembro de 2015. Embora ZIKV frequentemente se apresente apenas como uma erupção cutânea nas mulheres grávidas, tem consequências mais graves para os recémnascidos expostos, incluindo microcefalia, atrasos no desenvolvimento, deficiências auditivas e visuais, convulsões e dificuldades de aprendizagem. Estas são frequentemente classificadas sob o termo Síndrome Congênita do Zika (SCZ) (De Barros Miranda-Filho et al., 2016). Já está estabelecido que cuidar de uma criança com necessidades complexas pode ter impactos sobre a saúde mental materna, situação financeira, bem-estar familiar e inclusão social (Emerson et al., 2006), e esses desafios podem ser agravados pelas condições precárias em que vivem algumas famílias vulneráveis (Faria et al., 2016). Além disso, as crianças afetadas encontram-se em um estágio crucial de desenvolvimento, tornando oportuna a introdução de intervenções psicossociais para apoiar as crianças e seus pais. Hospitais no Brasil responderam com programas voluntários de reabilitação e soluções de longo prazo estão sendo criadas para atender às necessidades médicas das crianças afetadas pela SCZ, mas esses serviços enfrentaram desafios, incluindo problemas de financiamento. Nosso projeto atendeu a essa lacuna com base na evidência, agora robusta, de que a música é uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar psicológico e social (Fancourt & Finn, 2019). Nossas pesquisas anteriores mostraram, por exemplo, que a música pode apoiar interações sociais em pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências (Lisboa et al., 2021); que cantar em grupo pode acelerar a recuperação da depressão pós-parto em mães puérperas (Fancourt & Perkins, 2018a); e que cantar também pode apoiar a proximidade mãe-bebê percebida (Fancourt & Perkins, 2018b). Há também evidências de que a música beneficia o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo das crianças (Braccialli, 2013). Este projeto explorou se e como a música pode apoiar as famílias afetadas pelo ZIKVpt_BR
Aparece nas coleções:Outros (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto ZICV - Final.pdfRelatório de pesquisa para divulgação11,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.