Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Railzete Santana.-
dc.date.accessioned2022-03-08T20:09:56Z-
dc.date.available2022-03-08T20:09:56Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34865-
dc.description.abstractThis work analyzes aspects related to the Luiz Pinto de Carvalho Gymnasium since its subordination to the Ginásio da Bahia, in 1957, until 1977 when it became the Luiz Pinto de Carvalho School Complex, guiding the Gymnasium in a national context of expansion of secondary education. The main objective was to historicize some of the memories of what is one of the first public high schools in Salvador, analyzing some educational characteristics of the institution. We also sought to apprehend what represented the implementation of the Gymnasium for secondary public education in the capital of Bahia, if the state was organized for the inauguration of this type of education. The work is inserted in the historical field, privileging elements of the institution such as students, teachers, disciplinary norms, and school culture. The research is based on sources such as school documents, internal regulations, periodicals, State Official Diaries, documents located in bodies of the State Department of Education, as well as statements by alumni and former employees. As a result, we understand the establishment of the college as part of the expansion policies of secondary education, although it was also the result of demands by local residents.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject1. Ensino secundário - Bahia - História. 2. Educação - Bahia - História. 3. Memória. 4. Escola-Instituição. 5. Ensino público. 6. Ginásio Estadual Luiz Pinto de Carvalhopt_BR
dc.subject1. Secondary education - Bahia - History. 2. Education - Bahia - History. 3. Memory. 4. School-Institution. 5. Public education. 6. Luiz Pinto de Carvalho State Gympt_BR
dc.titleO Ensino Público Secundário além das Políticas de Urbanização: o Centro Educacional Luiz Pinto de Carvalho (1957-1977)pt_BR
dc.title.alternativeThe Public Secondary Education beyond Urbanization Policies: the Luiz Pinto de Carvalho Educational Center (1957-1977)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Solyane Silveira-
dc.contributor.advisor1ID0327898174826540pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327898174826540pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Solyane Silveira-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee3Alves, Kelly Ludkiewicz-
dc.creator.ID3714372855772515pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3714372855772515pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa aspectos relacionados ao Ginásio Luiz Pinto de Carvalho desde sua subordinação ao Ginásio da Bahia, em 1957, até 1977 quando torna-se o Complexo Escolar Luiz Pinto de Carvalho, pautando o Ginásio num contexto nacional de expansão da educação secundária. O objetivo principal foi historicizar algumas das memórias desse que é um dos primeiros colégios públicos de ensino secundário em Salvador, considerando algumas características educacionais da instituição. Buscamos apreender, ainda, o que representou a implantação do Ginásio para o ensino público secundário na capital baiana, se o estado estava organizado para a inauguração dessa modalidade de ensino. O trabalho se insere no campo histórico, privilegiando elementos da instituição como alunos, professores, normas disciplinares, e cultura escolar. A pesquisa baseia-se em fontes como documentos escolares, regimentos internos, periódicos, Diários Oficiais do Estado, documentos localizados em órgãos da Secretaria de Educação do Estado, além de depoimentos de ex-alunos e ex-funcionários. Como resultado, entendemos a implantação do colégio como parte das políticas de expansão do ensino secundário, embora tenha sido também fruto de reivindicações dos moradores locais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
040322 DISSERTACAO FINAL REPOSITORIO.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.