Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Paula Vizitaria dos-
dc.date.accessioned2022-02-23T16:55:20Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-02-23T16:55:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34844-
dc.description.abstractThis monograph highlights as a focus of study the practice of reading and writing in Early Childhood Education and as a general objective to know how Early Childhood Education teachers build practices related to reading and writing taking into account the constructivist conception of learning. Specifically, it aimed to understand how the process of construction of reading and writing is constituted in a constructivist-based institution and to understand how the teacher carries out his interventions. Thus, a bibliographic survey was carried out on the subject and a qualitative field research was carried out in a private Early Childhood Education institution located in Salvador, through the application of a questionnaire for pedagogical coordination and teachers of Group 5. as main sources the following theoretical references: Piaget (1971, 1998, 1999), Ferreiro (1985, 2011), Macedo (1994), Deheinzelin (1997). Authors who supported the understanding of the construction of the reading and writing process based on the constructivist conception and for the discussion about the reading and writing practices built by the teachers, subjects participating in the research. In this context, it was found that the practices are developed from the appreciation and respect for the children's prior knowledge, their characteristics and needs in order to favor the construction of meaningful learning through the use of different pedagogical strategies, through the execution of permanent and occasional activities, projects and didactic sequences, such as: reading circles, storytelling, reading and writing of different textual typologies, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectReading and writing practicespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titlePráticas de leitura e escrita na educação infantil: uma visão construtivista do ato de aprenderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.advisor1ID6788576965742826pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6788576965742826pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.referee1ID6788576965742826pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6788576965742826pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.referee2ID6685781104871884pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685781104871884pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Elaine Cristina de-
dc.contributor.referee3ID9571759199580256pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9571759199580256pt_BR
dc.creator.ID2133820011946125pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133820011946125pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia destaca como foco de estudo a prática de leitura e escrita na Educação Infantil e como objetivo geral saber como professores da Educação Infantil constroem práticas referentes a leitura e a escrita levando em consideração a concepção construtivista de aprendizagem. De maneira específica, objetivou compreender como se constitui o processo de construção da leitura e da escrita em uma instituição de base construtivista e perceber como o professor realiza suas intervenções. Assim, foi realizado levantamento bibliográfico sobre a temática e uma pesquisa de campo de cunho qualitativo em uma instituição de Educação Infantil de categoria privada localizada em Salvador através da aplicação de questionário para coordenação pedagógica e professoras do Grupo 5. Para a composição deste trabalho foram utilizados como fontes principais os seguintes referenciais teóricos: Piaget (1971, 1998, 1999), Ferreiro (1985, 2011), Macedo (1994), Deheinzelin (1997). Autores que deram sustentação para a compreensão de como se dá a construção do processo de leitura e escrita baseados na concepção construtivista e para a discussão a respeito das práticas de leitura e escrita construídas pelas professoras, sujeitos participantes da pesquisa. Neste âmbito, constatou-se que as práticas são desenvolvidas a partir da valorização e respeito aos conhecimentos prévios das crianças, suas características e necessidades com o intuito de favorecer a construção da aprendizagem significativa através da utilização de diferentes estratégias pedagógicas, por meio da execução de atividades permanentes e ocasionais, de projetos e sequências didáticas, como: rodas de leitura, contação de histórias, leitura e escrita de diversas tipologias textuais, entre outras.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA VIZITARIA DOS SANTOS.pdf456,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.