Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828
Tipo: Dissertação
Título: ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas.
Título(s) alternativo(s): TRUMPET STUDIES BASED ON "DOBRADOS": a possibility of teaching in community bands.
ESTUDIOS DE TROMPETA A PARTIR DE "DOBRADOS": una posibilidad de práctica docente en bandas filarmónicas.
Autor(es): Rodrigues, Marcos José Ferreira
Primeiro Orientador: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Mattos, João Riso Souza Liberato de
metadata.dc.contributor.referee3: Robatto, Lucas
metadata.dc.contributor.referee4: Filho, Wellington Mendes da Silva
Resumo: Na literatura, existem pesquisas relacionadas ao ensino de música em bandas, principalmente direcionadas aos alunos iniciantes. Porém pouco se discutiu sobre a continuação do processo de formação deles. Por essa razão esta pesquisa investigou a utilização de trechos de dobrados na continuação do processo de formação musical de trompetistas em bandas. Buscou-se, assim, descobrir quais os métodos professores e maestros de três bandas no interior do estado de Minas Gerias utilizam nas aulas iniciais. Após a investigação, constatou-se que o método Da Capo é o mais utilizado. Em seguida, foi realizada uma seleção dos conteúdos musicais dos quais os estudantes deveriam adquirir após os trabalhos com o método Da Capo com o intuito de progredir tecnicamente. Assim, o produto final resultou em um caderno contendo 68 estudos baseados em excertos de dobrados, de nível intermediário, que foram aplicados nas aulas de trompete da banda Associação Musical Cajuruense (Carmo do Cajuru, Minas Gerais). Durante as aulas, os alunos opinaram a respeito do novo material e novas adequações foram realizadas para que o material pudesse realmente atender as necessidades dos estudantes. Após a concretização do trabalho, observou-se que os dobrados contribuíram no processo de formação de trompetistas devido ao reconhecimento sonoro de suas melodias ao longo da execução dos exercícios e também por conter nesse gênero musical células rítmicas que se repetem frequentemente, colaborando para a memorização do novo conteúdo proporcionado aos alunos.
Abstract: In the literature, there is considerable research related to the teaching of music in bands, mainly focused on beginners, but little has been discussed about the continuation of their progression process. For this reason, this research has investigated the use excerpts of “dobrados” (i. e. Brazilian March) to improve the learning process of musical formation of trumpet players in bands. It was, thus, sought to discover which methods teachers and conductors of three bands, from countryside towns of Minas Gerais state, normally use in initial classes. After this investigation, it was observed that the method “Da Capo” is the most used material. From this, a selection of pieces of music based on the contents that the students should acquire after their work with “Da Capo” was made in order for the to make technical progress. As a final result, the main outcome of this study is a book containing 68 studies based on excerpts of “dobrados”, for students at the intermediate level. This book was applied in the trumpet classes of the band “Associação Musical Cajuruense” (Carmo do Cajuru, Minas Gerais, Brazil). During the classes, the students provided feedback about the new material, so that new adjustments considered their opinion in order to prepare a book that realistically meets the student´s needs. Finally, it was observed that the “dobrados” can contribute in the process of trumpet learning due to the musical recognition of their melodies throughout the execution of the exercises, and also because this musical genre contains rhythmic cells that are often repeated, collaborating to the memorization of the new content provided to students.
Palavras-chave: Ensino de trompete
Bandas Filarmônicas
Dobrados
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf15,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.