Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Marcos José Ferreira-
dc.date.accessioned2022-02-21T12:56:47Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-02-21T12:56:47Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828-
dc.description.abstractIn the literature, there is considerable research related to the teaching of music in bands, mainly focused on beginners, but little has been discussed about the continuation of their progression process. For this reason, this research has investigated the use excerpts of “dobrados” (i. e. Brazilian March) to improve the learning process of musical formation of trumpet players in bands. It was, thus, sought to discover which methods teachers and conductors of three bands, from countryside towns of Minas Gerais state, normally use in initial classes. After this investigation, it was observed that the method “Da Capo” is the most used material. From this, a selection of pieces of music based on the contents that the students should acquire after their work with “Da Capo” was made in order for the to make technical progress. As a final result, the main outcome of this study is a book containing 68 studies based on excerpts of “dobrados”, for students at the intermediate level. This book was applied in the trumpet classes of the band “Associação Musical Cajuruense” (Carmo do Cajuru, Minas Gerais, Brazil). During the classes, the students provided feedback about the new material, so that new adjustments considered their opinion in order to prepare a book that realistically meets the student´s needs. Finally, it was observed that the “dobrados” can contribute in the process of trumpet learning due to the musical recognition of their melodies throughout the execution of the exercises, and also because this musical genre contains rhythmic cells that are often repeated, collaborating to the memorization of the new content provided to students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de trompetept_BR
dc.subjectBandas Filarmônicaspt_BR
dc.subjectDobradospt_BR
dc.titleESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas.pt_BR
dc.title.alternativeTRUMPET STUDIES BASED ON "DOBRADOS": a possibility of teaching in community bands.pt_BR
dc.title.alternativeESTUDIOS DE TROMPETA A PARTIR DE "DOBRADOS": una posibilidad de práctica docente en bandas filarmónicas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Benedito, Celso José Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415266280511210pt_BR
dc.contributor.referee1Benedito, Celso José Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415266280511210pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, João Riso Souza Liberato de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001442945622058pt_BR
dc.contributor.referee3Robatto, Lucas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101088067215565pt_BR
dc.contributor.referee4Filho, Wellington Mendes da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301582014361786pt_BR
dc.creator.ID08213762681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101185441913245pt_BR
dc.description.resumoNa literatura, existem pesquisas relacionadas ao ensino de música em bandas, principalmente direcionadas aos alunos iniciantes. Porém pouco se discutiu sobre a continuação do processo de formação deles. Por essa razão esta pesquisa investigou a utilização de trechos de dobrados na continuação do processo de formação musical de trompetistas em bandas. Buscou-se, assim, descobrir quais os métodos professores e maestros de três bandas no interior do estado de Minas Gerias utilizam nas aulas iniciais. Após a investigação, constatou-se que o método Da Capo é o mais utilizado. Em seguida, foi realizada uma seleção dos conteúdos musicais dos quais os estudantes deveriam adquirir após os trabalhos com o método Da Capo com o intuito de progredir tecnicamente. Assim, o produto final resultou em um caderno contendo 68 estudos baseados em excertos de dobrados, de nível intermediário, que foram aplicados nas aulas de trompete da banda Associação Musical Cajuruense (Carmo do Cajuru, Minas Gerais). Durante as aulas, os alunos opinaram a respeito do novo material e novas adequações foram realizadas para que o material pudesse realmente atender as necessidades dos estudantes. Após a concretização do trabalho, observou-se que os dobrados contribuíram no processo de formação de trompetistas devido ao reconhecimento sonoro de suas melodias ao longo da execução dos exercícios e também por conter nesse gênero musical células rítmicas que se repetem frequentemente, colaborando para a memorização do novo conteúdo proporcionado aos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf15,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.