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Tipo: Dissertação
Título: Percepções sobre experiências religiosas na formação profissional de estudantes de graduação em psicologia (Salvador) na UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Autor(es): Dias, André Bomfim
Primeiro Orientador: Silva, Luís Augusto Vasconcelos da
Segundo Orientador: Oliveira, Marcus Welby Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Mônica Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Coutinho, Denise Barreto
metadata.dc.contributor.referee3: Paulino, Pedrita Reis Vargas
Resumo: Introdução: Apesar do crescente entendimento de que psicólogos devem receber treinamento para diferenciar experiências religiosas de transtornos mentais, não foram identificados estudos brasileiros sobre a formação do psicólogo para o desenvolvimento desta competência. Objetivo geral: Analisar percepções de estudantes de psicologia relacionadas à aprendizagem recebida para a avaliação clínica de experiências religiosas. Método: Revisão Integrativa dos estudos nacionais sobre a diferenciação entre experiências religiosas e transtornos mentais. Aplicação de um questionário estruturado sobre religiosidade na prática clínica em trinta discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Os dados produzidos por meio do questionário foram submetidos a análises quantitativas e qualitativas. Principais resultados: Observou-se, nos 18 textos analisados, a prevalência de uma perspectiva não patologizante e de uma concepção de saúde que pouco considera seus determinantes sociais. Quanto às respostas dos/das participantes, verificou-se que conhecimentos científicos, religiosos, elementos subjetivos e/ou estéticos estiveram presentes em suas percepções sobre as experiências religiosas. Constatou-se também a aprendizagem de que tais vivências podem não ser patológicas. Entretanto, eles/elas não demonstraram conhecimento técnico suficiente para identificar com segurança quadros não patológicos. Não foram identificados elementos que permitem afirmar que o Curso de Psicologia ofereceu-lhes treinamento sobre o diagnóstico diferencial entre experiências religiosas e transtornos mentais, entretanto a maioria das/dos participantes o considerem relevante. A patologização e a “normalização” de tais experiências entre pessoas não religiosas destacaram-se como temas a serem debatidos na graduação. Conclusão: A produção científica nacional parece contribuir para a estrutura tecnicista do ensino superior brasileiro e a formação do psicólogo destaca-se como processo que se realiza em um espaço de encontro entre linguagens e formas de conhecimento. A lacuna formativa identificada coloca a possibilidade de avaliação inadequada dos elementos relacionados à religiosidade, de “normalização” ou patologização dos mesmos.
Abstract: Introduction: Despite the growing understanding that psychologists should receive training to differentiate religious experiences from mental disorders, no Brazilian studies on the training of psychologists for the development of this competence have been identified. General objective: To analyze the perceptions of psychology students related to the learning received for the clinical evaluation of religious experiences. Method: Integrative review of national studies on the differentiation between religious experiences and mental disorders. Application of a structured questionnaire about religiosity in clinical practice in thirty students at the Federal University of Bahia. The data produced through the questionnaire were subjected to quantitative and qualitative analyses. Main results: It was observed, in the 18 texts analyzed, the prevalence of a non-pathologizing perspective and a conception of health that takes little account of its social determinants. As for the responses of the participants, it was found that scientific knowledge, religious, subjective and/or aesthetic elements were present in their perceptions of religious experiences. It was also verified the learning that such experiences may not be pathological. However, they have not demonstrated sufficient technical knowledge to reliably identify non-pathological conditions. No elements were identified that allow us to affirm that the Psychology Course offered them training on the differential diagnosis between religious experiences and mental disorders, nonetheless most participants consider it relevant. The pathologization and “normalization” of such experiences among non-religious people stood out as topics to be debated at graduation. Conclusion: The national scientific production seems to contribute to the technical structure of Brazilian higher education and the training of psychologists stands out as a process that takes place in a space where languages and forms of knowledge meet. The formative gap identified raises the possibility of inadequate evaluation of elements related to religiosity, of “normalization” or pathologizing them.
Palavras-chave: Formação dos Profissionais de Saúde
Educação Superior
Diagnóstico Diferencial
Experiências Religiosas
Psicopatologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34815
Data do documento: 29-Out-2021
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