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metadata.dc.type: Tese
Título : Assinatura e contra-assinatura: Ricardo Lísias. performances de autor
Autor : Silva, Nivana Ferreira da
metadata.dc.creator: Silva, Nivana Ferreira da
Resumen : Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. A investigação realizada gira em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Além de Derrida (1984, 1985b, 1986, 1991b, 2014), a discussão sobre assinatura parte das contribuições de Peggy Kamuf (1988) e Abel Barros Baptista (2003). Trazemos as reflexões de Michel Foucault (2009), Josefina Ludmer (2013), Florencia Garramuño (2014a) e Reinaldo Laddaga (2013) para argumentar que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura, conforme discutimos a partir das formulações sobre performativo, de John Austin (1998), Derrida (1991b) e Stanley Fish (1982), e sobre performance, com Patrice Pavis (2017), Richard Schechner (2006), Karl Erik Schøllhammer (2013) e Luciene Azevedo (2004, 2007). Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se das leituras da obra a favor do próprio gesto signatário. Argumenta-se que o autor é um curador das contra-assinaturas do público leitor, além de contra-assinar a própria produção. Nesse contexto, dialogamos com Boris Groys (2014), para falar sobre o desenho de si construído pelo artista contemporâneo, e com as contribuições de Marjorie Perloff (2013) sobre curadoria. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que Lísias capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.
Palabras clave : Assinatura; Ricardo Lísias; Performance; Contra-assinatura; Literatura contemporânea.
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34809
Aparece en las colecciones: Tese (PPGLITCULT)

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