Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Naidi Lopes de-
dc.date.accessioned2022-02-16T17:23:54Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-02-16T17:23:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34776-
dc.description.abstractThis monograph "Teaching arts in the early grades: the need of qualified teacher" is the result of a research project that has as its main objective to discuss the limits of teaching arts in the initial grades caused by the absence of the Arts teacher at school to perform this function. Methodologically, the search was characterized as documentary and bibliographic qualitative.The subject of investigation was the absence of the art educator in the initial grades, that was analyzed from a socio-historical materiality, guided by the following research question: Being the arts education essential for the training of students in the early grades, which limits can result from the lack of qualified teachers to work with the arts at this stage of schooling? To answer that question as well as theoretical studies, I performed field research in documents of the secretary of education, in Salvador. The data was analyzed and systematized in a principled way composing the monographic record that consisted of introduction, three chapters and final remarks. All chapters have been fundamental to understand the investigated object. We believe that still today, it is clear that the neglect of Arts Education discipline is handled by students and teachers from other areas, this lack of knowledge of the need of art education is enhanced by the lack of public policies that actually, recognize the place of teaching art in basic education. Thus, with this study, I tried to discuss the need of the art educator in elementary school from the early grades as a way to fill the epistemological gaps in the arts area. Therefore, I conclude this research with the feeling that it takes hard work, a lot of struggle, if we, educators and art educators, want to advance the construction of a truly comprehensive education of quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectSéries Iniciaispt_BR
dc.subjectArte-educadorpt_BR
dc.subjectEscola Municipalpt_BR
dc.titleArtes nas series iniciais: a necessidade do professor qualificadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058431077776565pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058431077776565pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.referee3Santos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685781104871884pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia “Ensino de artes nas séries iniciais: a necessidade do professor qualificado” é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo principal discutir os limites no Ensino de Artes nas séries iniciais ocasionados pela ausência do Arte-educador na escola para o exercício desta função. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou enquanto documental e bibliográfica de caráter qualitativo. O objeto investigado foi a ausência do arteeducador nas séries iniciais que foi analisado a partir de sua materialidade histórico-social, norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Sendo o ensino de artes algo essencial para a formação dos alunos das séries iniciais, que limitações podem resultar da falta de professor qualificado para o trabalho em artes, nesta etapa da formação escolar? Para responder tal pergunta realizei além de estudos teóricos, pesquisa de campo em documentos da secretaria de educação do município de Salvador. Os dados foram analisados e sistematizados de maneira fundamentada compondo o registro monográfico que se constituiu de introdução, três capítulos e considerações finais. Todos os capítulos foram fundamentais para compreender o objeto investigado. Consideramos que ainda, na atualidade, é evidente o descaso com que a disciplina Ensino de Artes é tratada pelos discentes e docentes de outras áreas, esta falta de conhecimento sobre a necessidade do ensino de arte é reforçada pela falta de políticas públicas que, de fato, reconheça o lugar o ensino de arte na educação. Assim, com esse trabalho procurei discutir a necessidade do arte-educador no ensino fundamental desde as séries iniciais, como forma de preencher lacunas epistemológicas da área de artes. Portanto, concluo esta pesquisa com a sensação de que é preciso muito trabalho, muita luta, se quisermos, nós educadores e arte-educadores, avançarmos na construção de uma educação integral e verdadeiramente de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de NAIDI LOPES DE OLIVEIRA.pdf477,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.