Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.authorFernandes, Carina Lomi-
dc.creatorFernandes, Carina Lomi-
dc.date.accessioned2022-02-15T20:07:31Z-
dc.date.available2022-02-15T20:07:31Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34771-
dc.description.abstractThis present work seeks to approach literature with the objective of promoting knowledge about a subtype of social phobia that is little known, which is Selective Mutism, using the analysis of its historicity, in order to know its main causes, characteristics and diagnoses, citing some treatments addressed. by professionals such as therapists and psychologists who, together with the family and the teacher, propose to bring best practices to help this child in the educational environment. In addition, an outline is presented about the analysis of the concepts of language treated by Piaget, Wallon and Vigotsky who had as one of the objects of study language as a tool that can help in the process of sociability and interaction with the environment, also showing the importance of oral language, in the pedagogical context, for the child's development. The educator's actions in a mediated way and based on pedagogical guidelines make it possible to overcome the child with this disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMutismo seletivopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleMutismo seletivo: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.refereesAmazonas, Uilma Rodrigues de Matos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.advisor1ID2034055282172519pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034055282172519pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho busca abordar literaturas com o objetivo de fomentar conhecimento sobre um subtipo de fobia social pouco divulgado que é o Mutismo Seletivo, recorrendo a análise da sua historicidade, para assim conhecer as suas principais causas, características e diagnósticos, citando ainda alguns tratamentos abordados por profissionais como terapeutas e psicólogos que em conjunto com a família e o professor se propõe a trazer melhores práticas para auxiliar essa criança no meio educativo. Além disso, se faz presente um esboço a cerca das analises dos conceitos de linguagem tratados por Piaget, Wallon e Vigotsky que tinham como um dos objetos de estudos a linguagem como ferramenta que pode auxiliar no processo de sociabilidade e interação com o meio, mostrando também a importância da linguagem oral, no contexto pedagógico, para o desenvolvimento da criança. As atuações do educador de forma mediada e embasada em orientações pedagógicas possibilitam a superação da criança com esse transtorno.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINA LOMI FERNANDES.pdf328,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.