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Tipo: Tese
Título: Modelo para avaliar o desempenho da logística urbana
Título(s) alternativo(s): Model to evaluate the performance of city logistics
Autor(es): Carvalho, Priscila Pereira Suzart de
Primeiro Orientador: Kalid, Ricardo de Araujo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Moya Rodríguez, Jorge Laureano
metadata.dc.contributor.referee1: Kalid, Ricardo de Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Moya Rodríguez, Jorge Laureano
metadata.dc.contributor.referee3: Fontes, Cristiano Hora de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Fettermann, Diego de Castro
metadata.dc.contributor.referee5: Leite, Jandecy Cabral
Resumo: A distribuição urbana de mercadorias é a cada dia mais impactante para as cidades. A compreensão do processo de distribuição urbana de mercadorias é indispensável para o desenvolvimento de políticas que propicie o equilíbrio entre as necessidades da população, no que tange ao abastecimento urbano e os impactos negativos gerados por essa atividade. Isto levou alguns países ao desenvolvimento de projetos alternativos para distribuição na área urbana, denominada logística urbana, na qual as áreas de planejamento e gestão dos fluxos logísticos são abordadas como meios para encontrar soluções aos problemas em busca de paridade entre responsividade e custos (sociais e de processo). Entretanto, a literatura ainda se mostra incipiente de pesquisas na análise do desempenho da logística urbana. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo para avaliar o desempenho da logística urbana e suas partes componentes, com ponderação de quais são consideradas de maior relevância na configuração de atividades eficientes, responsivas e sustentáveis. O estudo é do tipo exploratório-descritivo qualitativo e quantitativo, utilizando o procedimento de levantamento (survey) transversal autoadministrado, no qual o questionário ficou disponível online. Foram questionados 575 profissionais de empresas, divididas entre expedidores, operadores logísticos e transportadoras atuantes no cenário brasileiro, selecionados aleatoriamente. Os dados obtidos foram analisados pela técnica de Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM) baseado em Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS). Apresentou-se um modelo matemático formando por 3 variáveis latentes exógenas: (i) histórico de relacionamento, (ii) reuniões e (iii) parâmetros urbanísticos; e, 3 endógenas: (i) colaboração, (ii) fatores-chave e (iii) desempenho da logística urbana. Após teste do modelo utilizando equações estruturais, 5 das 8 hipóteses propostas no modelo teórico foram suportadas, porém, 7 hipóteses foram mantidas no modelo final. Os resultados mostraram que as variáveis latentes colaboração, fatores-chave e parâmetros urbanísticos tiveram significância para antever o desempenho da logística urbana em 57,8 %, pondo em evidência a magnitude das cargas fatoriais externas do último e ainda demonstrando a importância de soluções integradas. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para apoiar o gerenciamento da distribuição de mercadorias na área urbana.
Abstract: The urban distribution of goods is increasingly impacting cities. Understanding the process of urban distribution of goods is indispensable for the development of policies that provide a balance between the needs of the population, regarding urban supply and the negative impacts generated by this activity. This has led some countries to the development of alternative projects for distribution in the urban area, called city logistics, in which the areas of planning and management of logistics flows are addressed as means to find solutions to problems in search of parity between responsiveness and costs (social and process). However, the literature is still incipient of research in the analysis of the performance of urban logistics. Thus, the present work aims to develop a model to evaluate the performance of city logistics and its component parts, with ponderation of which are of greater relevance in the configuration of efficient, responsive and sustainable activities. The study is of the qualitative and quantitative exploratory-descriptive type, using the self-administered cross-sectional survey procedure, in which the questionnaire was available online. The 575 professionals of companies were questioned, divided between shippers, logistics operators and carriers operating in the Brazilian scenario, selected them randomly. The data obtained were analyzed by the Structural Equation Modeling (SEM) technique based on Partial Least Squares (PLS). A mathematical model was presented, forming 3 exogenous latent variables: (i) relationship history, (ii) meetings and (iii) urban parameters; and 3 endogenous: (i) collaboration, (ii) key factors and (iii) city logistics performance. After testing the model using structural equations, 5 of the 8 hypotheses proposed in the theoretical model were supported, however, 7 hypotheses were maintained in the final model. The results showed that the latent collaboration variables, key factors and urban parameters had significance to foresee the performance of city logistics by 57,8 %, highlighting the magnitude of the external factor loadings of the latter and still demonstrating the importance of integrated solutions. The model presented relevant contributions to the refinement of theory and practical contributions to support the management of the distribution of goods in the urban area.
Palavras-chave: Logística urbana
Logística urbana (desempenho)
Modelagem de Equações Estruturais
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::SUPRIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) 
Citação: CARVALHO, Priscila Pereira Suzart de. Modelo para avaliar o desempenho da logística urbana. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial). Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34743
Data do documento: 17-Dez-2021
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