Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | POÉTICA DA RESISTÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO E AS QUESTÕES LGBT NO ÂMBITO ESCOLAR |
Autor(es): | Militão, Alexandre |
Primeiro Orientador: | Barreto, Cristiane |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre a LGBTfobia, como ela se
estrutura no espaço escolar, como afeta a vida dos adolescentes que já são ou não
assumidamente parte da comunidade assim denominada e como esse problema, em
longo prazo, pode afetar a existência dessas pessoas. Apresenta através de revisão
bibliográfica a contextualização, os aspectos e fragmentos da História da LGBTfobia,
assim como importantes características do teatro proposto por Augusto Boal. Dessa
forma, utilizando-se da metodologia e do modelo do Teatro do Oprimido, descreve
como, através de uma oficina, essas questões que circundam essa população LGBT+,
foram refletidas e experimentadas. O principal objetivo da oficina descrita foi lidar com
as situações vividas pelos jovens integrantes (suas dores e lutas visibilizadas),
propondo o empoderamento através do uso de exercícios que tinham como base as
técnicas da pedagogia e do teatro do oprimido, de Paulo Freire e Augusto Boal,
respectivamente. A ação de pesquisa foi realizada com discentes LGBTs+,
concluintes do ensino da educação básica, em escolas públicas do estado da Bahia e
de São Paulo, como parte das atividades do componente curricular, Prática de Estágio
em Pedagogia do Teatro III. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper discusses about LGBTphobia, how it
structure in the school space, how it affects the lives of adolescents who are or are not
admittedly part of the so-called community and how this problem, in
long term, it can affect the existence of these people. Presents through review
literature the contextualization, aspects and fragments of the History of LGBTphobia,
as well as important characteristics of the theater proposed by Augusto Boal. Of that
way, using the methodology and model of the Theater of the Oppressed, describes
how, through a workshop, these issues that surround this LGBT+ population,
were reflected and experienced. The main objective of the described workshop was to deal with
the situations experienced by the young members (their pains and struggles made visible),
proposing empowerment through the use of exercises that were based on the
techniques of pedagogy and theater of the oppressed, by Paulo Freire and Augusto Boal,
respectively. The research action was carried out with LGBT+ students,
graduates of basic education, in public schools in the state of Bahia and
of São Paulo, as part of the activities of the curricular component, Internship Practice
in Theater Pedagogy III. |
Palavras-chave: | : LGBTfobia. Teatro do Oprimido. Educação Libertadora. Diversidade Sexual e de Gênero |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34738 |
Data do documento: | 26-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.