Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34738
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POÉTICA DA RESISTÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO E AS QUESTÕES LGBT NO ÂMBITO ESCOLAR
Autor(es): Militão, Alexandre
Primeiro Orientador: Barreto, Cristiane
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre a LGBTfobia, como ela se estrutura no espaço escolar, como afeta a vida dos adolescentes que já são ou não assumidamente parte da comunidade assim denominada e como esse problema, em longo prazo, pode afetar a existência dessas pessoas. Apresenta através de revisão bibliográfica a contextualização, os aspectos e fragmentos da História da LGBTfobia, assim como importantes características do teatro proposto por Augusto Boal. Dessa forma, utilizando-se da metodologia e do modelo do Teatro do Oprimido, descreve como, através de uma oficina, essas questões que circundam essa população LGBT+, foram refletidas e experimentadas. O principal objetivo da oficina descrita foi lidar com as situações vividas pelos jovens integrantes (suas dores e lutas visibilizadas), propondo o empoderamento através do uso de exercícios que tinham como base as técnicas da pedagogia e do teatro do oprimido, de Paulo Freire e Augusto Boal, respectivamente. A ação de pesquisa foi realizada com discentes LGBTs+, concluintes do ensino da educação básica, em escolas públicas do estado da Bahia e de São Paulo, como parte das atividades do componente curricular, Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III.
Abstract: This Course Conclusion Paper discusses about LGBTphobia, how it structure in the school space, how it affects the lives of adolescents who are or are not admittedly part of the so-called community and how this problem, in long term, it can affect the existence of these people. Presents through review literature the contextualization, aspects and fragments of the History of LGBTphobia, as well as important characteristics of the theater proposed by Augusto Boal. Of that way, using the methodology and model of the Theater of the Oppressed, describes how, through a workshop, these issues that surround this LGBT+ population, were reflected and experienced. The main objective of the described workshop was to deal with the situations experienced by the young members (their pains and struggles made visible), proposing empowerment through the use of exercises that were based on the techniques of pedagogy and theater of the oppressed, by Paulo Freire and Augusto Boal, respectively. The research action was carried out with LGBT+ students, graduates of basic education, in public schools in the state of Bahia and of São Paulo, as part of the activities of the curricular component, Internship Practice in Theater Pedagogy III.
Palavras-chave: : LGBTfobia. Teatro do Oprimido. Educação Libertadora. Diversidade Sexual e de Gênero
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34738
Data do documento: 26-Dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexnadre Militão TCC.pdf647,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.