Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34738
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : POÉTICA DA RESISTÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO E AS QUESTÕES LGBT NO ÂMBITO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Militão, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreto, Cristiane
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre a LGBTfobia, como ela se estrutura no espaço escolar, como afeta a vida dos adolescentes que já são ou não assumidamente parte da comunidade assim denominada e como esse problema, em longo prazo, pode afetar a existência dessas pessoas. Apresenta através de revisão bibliográfica a contextualização, os aspectos e fragmentos da História da LGBTfobia, assim como importantes características do teatro proposto por Augusto Boal. Dessa forma, utilizando-se da metodologia e do modelo do Teatro do Oprimido, descreve como, através de uma oficina, essas questões que circundam essa população LGBT+, foram refletidas e experimentadas. O principal objetivo da oficina descrita foi lidar com as situações vividas pelos jovens integrantes (suas dores e lutas visibilizadas), propondo o empoderamento através do uso de exercícios que tinham como base as técnicas da pedagogia e do teatro do oprimido, de Paulo Freire e Augusto Boal, respectivamente. A ação de pesquisa foi realizada com discentes LGBTs+, concluintes do ensino da educação básica, em escolas públicas do estado da Bahia e de São Paulo, como parte das atividades do componente curricular, Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III.
Resumen : This Course Conclusion Paper discusses about LGBTphobia, how it structure in the school space, how it affects the lives of adolescents who are or are not admittedly part of the so-called community and how this problem, in long term, it can affect the existence of these people. Presents through review literature the contextualization, aspects and fragments of the History of LGBTphobia, as well as important characteristics of the theater proposed by Augusto Boal. Of that way, using the methodology and model of the Theater of the Oppressed, describes how, through a workshop, these issues that surround this LGBT+ population, were reflected and experienced. The main objective of the described workshop was to deal with the situations experienced by the young members (their pains and struggles made visible), proposing empowerment through the use of exercises that were based on the techniques of pedagogy and theater of the oppressed, by Paulo Freire and Augusto Boal, respectively. The research action was carried out with LGBT+ students, graduates of basic education, in public schools in the state of Bahia and of São Paulo, as part of the activities of the curricular component, Internship Practice in Theater Pedagogy III.
Palabras clave : : LGBTfobia. Teatro do Oprimido. Educação Libertadora. Diversidade Sexual e de Gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34738
Fecha de publicación : 26-dic-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alexnadre Militão TCC.pdf647,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.