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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Noemia da Cruz-
dc.date.accessioned2022-01-25T12:38:12Z-
dc.date.available2022-01-25-
dc.date.available2022-01-25T12:38:12Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34701-
dc.description.abstractIn this research, the relationship between memory and its links with religiosity, ancestry, culture, rhythm and musicality with the practices of being an art educator in Brazil was investigated, through my experience with the pedagogical residency program at UFBA Through the contribution of authors such as Abdias Nascimento, Joel Rufino Santos, Nilma Gomes, Sandra Petit, among others, it was possible to better understand being a black woman in the world and being a black woman in Education, and how this relates to Memory who you are, especially in relation to blacks in Brazil. With this, it was aimed at new interpretations of doing education and as memory contributions to the teaching and learning process, focusing on a more effective education of memory processes in art education, in order to achieve an emancipatory and liberating education, which build, autonomous and aware of their social roles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória e Educação; Docentes Negras; Memória e reconhecimento.pt_BR
dc.subjectMemory and Education; Black Teachers; Memory and recognitionpt_BR
dc.titleRitmos da Memória, Ritmos da Liberdade: tecendo saberes e experiências ancestrais, com teatro, religiosidade, musicalização e capoeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatro, Música, Educação Artísticapt_BR
dc.contributor.advisor1Brondani, Joice Aglae-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851878324360914pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee2Dumas, Alexandra Gouvêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5213581021889098pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso, foi investigada a relação entre a memória e seus enlaçamentos com a religiosidade, ancestralidade, cultura, ritmo e musicalidade com as práticas do ser arte-educadora no Brasil, através da minha experiência com o programa de residência pedagógica da UFBA. Através da contribuição de autores como Abdias Nascimento, Joel Rufino Santos, Nilma Gomes, Sandra Petit, entre outros, foi possível compreender melhor o ser mulher e negra no mundo e ser mulher e negra na Educação, e de que forma isto se relaciona com a memória de quem se é, sobretudo em relação aos negros no Brasil. Com isto, objetivou-se compreender novas interpretações do fazer educação e as contribuições da memória para o processo de ensino e aprendizagem, focando em uma educação mais efetiva através dos processos da memória na arte-educação, a fim de alcançar uma educação emancipadora e libertadora, que construa indivíduos autônomos e conscientes dos seus papeis sociais.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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