Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SILVA, Noemia da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T12:38:12Z | - |
dc.date.available | 2022-01-25 | - |
dc.date.available | 2022-01-25T12:38:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34701 | - |
dc.description.abstract | In this research, the relationship between memory and its links with religiosity,
ancestry, culture, rhythm and musicality with the practices of being an art
educator in Brazil was investigated, through my experience with the
pedagogical residency program at UFBA Through the contribution of authors
such as Abdias Nascimento, Joel Rufino Santos, Nilma Gomes, Sandra Petit,
among others, it was possible to better understand being a black woman in the
world and being a black woman in Education, and how this relates to Memory
who you are, especially in relation to blacks in Brazil. With this, it was aimed at
new interpretations of doing education and as memory contributions to the
teaching and learning process, focusing on a more effective education of
memory processes in art education, in order to achieve an emancipatory and
liberating education, which build, autonomous and aware of their social roles. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória e Educação; Docentes Negras; Memória e reconhecimento. | pt_BR |
dc.subject | Memory and Education; Black Teachers; Memory and recognition | pt_BR |
dc.title | Ritmos da Memória, Ritmos da Liberdade: tecendo saberes e experiências ancestrais, com teatro, religiosidade, musicalização e capoeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro, Música, Educação Artística | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brondani, Joice Aglae | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9851878324360914 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Michelle Nascimento Cabral | - |
dc.contributor.referee2 | Dumas, Alexandra Gouvêa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5213581021889098 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, foi investigada a relação entre a
memória e seus enlaçamentos com a religiosidade, ancestralidade, cultura,
ritmo e musicalidade com as práticas do ser arte-educadora no Brasil, através
da minha experiência com o programa de residência pedagógica da UFBA.
Através da contribuição de autores como Abdias Nascimento, Joel Rufino
Santos, Nilma Gomes, Sandra Petit, entre outros, foi possível compreender
melhor o ser mulher e negra no mundo e ser mulher e negra na Educação, e de
que forma isto se relaciona com a memória de quem se é, sobretudo em
relação aos negros no Brasil. Com isto, objetivou-se compreender novas
interpretações do fazer educação e as contribuições da memória para o
processo de ensino e aprendizagem, focando em uma educação mais efetiva
através dos processos da memória na arte-educação, a fim de alcançar uma
educação emancipadora e libertadora, que construa indivíduos autônomos e
conscientes dos seus papeis sociais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
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