Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3469
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
Other Titles: Cadernos de Saúde Pública
Authors: Esperidião, Monique Azevedo
Trad, Leny Alves Bomfim
metadata.dc.creator: Esperidião, Monique Azevedo
Trad, Leny Alves Bomfim
Abstract: O presente artigo desenvolve uma análise crítica da produção científica sobre o tema da satisfação de usuários de serviços de saúde, focalizando, especificamente, os aspectos teórico-conceituais. Abrange a discussão acerca da compreensão do conceito de satisfação e seus quadros teóricos de referência, dos determinantes da satisfação e a aplicação do conceito no campo dos serviços. Foram analisados 56 artigos publicados especialmente em revistas indexadas pelo MEDLINE e Web of Science no período de 1970 a 2005. Os conceitos encontrados provêm principalmente do marketing e da psicologia social, destacando-se a teoria da atitude, da realização da expectativa ou necessidade e da eqüidade. Nota-se que há uma perda da utilidade analítica do conceito satisfação na medida em que seu conceito é ampliado para diversas dimensões dos serviços de saúde.
Keywords: Satisfação dos Consumidores
Avaliação dos Serviços
Qualidade
Consumer Satisfaction
Services Evaluation
Quality
Publisher: Cadernos de Saúde Pública
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3469
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
777777777.pdf76,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.