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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34682
Tipo: | Dissertação |
Título: | Luto enquanto prática e tática visual de pirraça urbana da multidão SAPATRANSBONDE . GRIEVING AS A PRACTICE AND VISUAL TACTICS OF URBAN PRANK OF THE SAPATRANSBONDE CROWD |
Título(s) alternativo(s): | GRIEVTACTICS OF URBAN PRANK OF THE SAPAING AS A PRACTICE AND VISUAL TRANSBONDE CROWD |
Autor(es): | TALIBOY |
Primeiro Orientador: | Costa, Roaleno Ribeiro Amancio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Medeiros, Maria Beatriz M. B. |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcellos, Jaqueline Reis J. R. |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa teórico-prática desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na linha de processos criativos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se do cruzamento entre o trabalho de criação e das reflexões teóricas que permeiam a construção do LUTO enquanto prática e tática visual de Pirraça Urbana da multidão SAPATRANSBONDE, aliando-se aos conceitos de arte, vida e política, para dialogar com o campo da Arte Contemporânea, principalmente com as linguagens da intervenção urbana, das guerrilhas artísticas ou conceitualismo latino-americano, da Pop Arte e da Arte Urbana presentes nos anos de 1960, 1970, e agora ressignificadas no século XXI. Junto também aos campos teóricos e práticos dos movimentos sociais LGBTQIA+, do feminismo lésbico, trans, negro e da teoria queer, como importantes logos de enunciação para a visibilização e visualização das práticas de opressões, ligadas as identidades e aos marcadores sociais da diferença presentes no contexto social da América Latina. |
Abstract: | This dissertation is the result of theoretical-practical research developed in the Postgraduate Program in Visual Arts (PPGAV), in the line of creative processes at the School of Fine Arts of the Federal University of Bahia (UFBA). It is a crossover between the creative work and the theoretical reflections that permeate the construction of GRIEF as a practice and visual tactic of SAPATRANSBONDE Urban Pranks, combining with the concepts of art, life and politics, to dialogue with the field of Art Contemporary, mainly with the languages of urban intervention, artistic guerrillas or Latin American conceptualism, Pop Art and Urban Art present in the 1960s, 1970s, and now resignified in the 21st century. Also along with the theoretical and practical fields of LGBTQIA+ social movements, lesbian, trans, black feminism and queer theory, as important enunciation logos for the visualization and visualization of oppressive practices, linked to the identities and social markers of difference present in the Latin American social contexto. |
Palavras-chave: | Artivismo. Intervenção Urbana. Feminismo. Identidade. Tradução Ingles: Artivismo. Urban intervertion. Feminism. Identity |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Citação: | TALIBOY. Luto enquanto prática e tática visual de pirraça urbana da multidão SAPATRANSBONDE. 2021. 276f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | Taliboy é natural de Vitória da Conquista, Faz parte da multidão de dissidências de gênero e sexualidade, portanto nomeia-se como sapatão transmasculine e artivista urbano. Graduade em Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia (2010). A partir de 2011 passa a desenvolver as pinturas.guerrilhas (séries urbanas) realizadas principalmente nas ruas de Salvador-BA como "O GRITO", "EDIFICIL NA CIDADE", "DUELO", "MEIO-AMBIENTE", "LUTO", "SÓCORRO" e "guERRA", desdobrando essas séries em outros trabalhos e tecnicas. Em 2012 inicia a prática visual do LUTO que segue até os dias de hoje, pautando o feminismo no espaço público. E em 2018 ao entrar no Mestrado em em Processos Criativos da EBA-UFBA, é o LUTO e o feminismo que é tensionado para dar espaço para a multidão SAPATRANSBONDE, trazendo à tona as questões ligadas as identidades e os marcadores sociais da diferença, Sua poética é pautada pela fronteira entre arte e ativismo na contemporaneidade. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34682 |
Data do documento: | 29-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Taliboy dissertação final.pdf | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa teórico-prática desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na linha de processos criativos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se do cruzamento entre o trabalho de criação e das reflexões teóricas que permeiam a construção do LUTO enquanto prática e tática visual de Pirraça Urbana da multidão SAPATRANSBONDE, aliando-se aos conceitos de arte, vida e política, para dialogar com o campo da Arte Contemporânea, principalmente com as linguagens da intervenção urbana, das guerrilhas artísticas ou conceitualismo latino-americano, da Pop Arte e da Arte Urbana presentes nos anos de 1960, 1970, e agora ressignificadas no século XXI. Junto também aos campos teóricos e práticos dos movimentos sociais LGBTQIA+, do feminismo lésbico, trans, negro e da teoria queer, como importantes logos de enunciação para a visibilização e visualização das práticas de opressões, ligadas as identidades e aos marcadores sociais da diferença presentes no contexto social da América Latina. | 13,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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