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dc.creatorTALIBOY-
dc.date.accessioned2022-01-19T17:21:28Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2022-01-19T17:21:28Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationTALIBOY. Luto enquanto prática e tática visual de pirraça urbana da multidão SAPATRANSBONDE. 2021. 276f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34682-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of theoretical-practical research developed in the Postgraduate Program in Visual Arts (PPGAV), in the line of creative processes at the School of Fine Arts of the Federal University of Bahia (UFBA). It is a crossover between the creative work and the theoretical reflections that permeate the construction of GRIEF as a practice and visual tactic of SAPATRANSBONDE Urban Pranks, combining with the concepts of art, life and politics, to dialogue with the field of Art Contemporary, mainly with the languages of urban intervention, artistic guerrillas or Latin American conceptualism, Pop Art and Urban Art present in the 1960s, 1970s, and now resignified in the 21st century. Also along with the theoretical and practical fields of LGBTQIA+ social movements, lesbian, trans, black feminism and queer theory, as important enunciation logos for the visualization and visualization of oppressive practices, linked to the identities and social markers of difference present in the Latin American social contexto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtivismo. Intervenção Urbana. Feminismo. Identidade. Tradução Ingles: Artivismo. Urban intervertion. Feminism. Identitypt_BR
dc.titleLuto enquanto prática e tática visual de pirraça urbana da multidão SAPATRANSBONDE . GRIEVING AS A PRACTICE AND VISUAL TACTICS OF URBAN PRANK OF THE SAPATRANSBONDE CROWDpt_BR
dc.title.alternativeGRIEVTACTICS OF URBAN PRANK OF THE SAPAING AS A PRACTICE AND VISUAL TRANSBONDE CROWDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Roaleno Ribeiro Amancio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611612842050437pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Maria Beatriz M. B.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9031896312815301pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Jaqueline Reis J. R.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562209717690488pt_BR
dc.creator.ID01472802578 (CPF)pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262430991913073pt_BR
dc.identifier.doiTaliboy é natural de Vitória da Conquista, Faz parte da multidão de dissidências de gênero e sexualidade, portanto nomeia-se como sapatão transmasculine e artivista urbano. Graduade em Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia (2010). A partir de 2011 passa a desenvolver as pinturas.guerrilhas (séries urbanas) realizadas principalmente nas ruas de Salvador-BA como "O GRITO", "EDIFICIL NA CIDADE", "DUELO", "MEIO-AMBIENTE", "LUTO", "SÓCORRO" e "guERRA", desdobrando essas séries em outros trabalhos e tecnicas. Em 2012 inicia a prática visual do LUTO que segue até os dias de hoje, pautando o feminismo no espaço público. E em 2018 ao entrar no Mestrado em em Processos Criativos da EBA-UFBA, é o LUTO e o feminismo que é tensionado para dar espaço para a multidão SAPATRANSBONDE, trazendo à tona as questões ligadas as identidades e os marcadores sociais da diferença, Sua poética é pautada pela fronteira entre arte e ativismo na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de uma pesquisa teórico-prática desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na linha de processos criativos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se do cruzamento entre o trabalho de criação e das reflexões teóricas que permeiam a construção do LUTO enquanto prática e tática visual de Pirraça Urbana da multidão SAPATRANSBONDE, aliando-se aos conceitos de arte, vida e política, para dialogar com o campo da Arte Contemporânea, principalmente com as linguagens da intervenção urbana, das guerrilhas artísticas ou conceitualismo latino-americano, da Pop Arte e da Arte Urbana presentes nos anos de 1960, 1970, e agora ressignificadas no século XXI. Junto também aos campos teóricos e práticos dos movimentos sociais LGBTQIA+, do feminismo lésbico, trans, negro e da teoria queer, como importantes logos de enunciação para a visibilização e visualização das práticas de opressões, ligadas as identidades e aos marcadores sociais da diferença presentes no contexto social da América Latina.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
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