Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jessica Chagas-
dc.date.accessioned2022-01-18T12:02:09Z-
dc.date.available2022-01-18-
dc.date.available2022-01-18T12:02:09Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34670-
dc.description.abstractDigital technologies, present in people's daily lives, help us to fulfill many different tasks and may also favor the process of teaching and learning of students within educational institutions. The ease of access and the use of portable devices make that daily many people produce content and spread it on their digital social networks. In this way, the production of digital content, being them photos, videos, texts or audios, has become a habit in society. Taking advantage of something that is known by the students in favor of their own learning, can make knowledge production more enjoyable and intellectually stimulating for students. In this context the objective of the dissertation was to analyze the processes and video productions made by a group of students and teachers of elementary school - early years, at the Rilza Valentim School Complex, in São Francisco do Conde-Ba, evaluating the results of the insertion of digital media in pedagogical practices in the context of cyberculture. The method used was qualitative, descriptive and analytical and the research was structured in the multipaper model. Positive results were observed regarding the improvement of learning and motivation of students in the classroom, because of the use of a differentiated methodology, which breaks with the traditional teaching model in which students and teachers consume content. The research concluded that collaborative classroom video production energizes school practices, stimulates content production and sharing, and favors and broadens knowledge associated with our cyber-cultural lives.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProdução colaborativapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectCollaborative productionpt_BR
dc.subjectVideopt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectMobile devicespt_BR
dc.subjectVideoteipes na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleVídeos em sala de aula: produções colaborativas no contexto da ciberculturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e aprendizagem na sala de aulapt_BR
dc.contributor.advisor1Couto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0777871871325302pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0777871871325302pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Jaqueline Souza de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028104394138759pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ana Elisa Drummond Celestino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331716215384023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079933583007351pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais, presentes no cotidiano das pessoas, nos auxiliam no cumprimento de diversas tarefas e podem favorecer também o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dentro das instituições de ensino. A facilidade de acesso e os usos dos dispositivos portáteis fazem com que diversas pessoas diariamente produzam conteúdos e divulguem em suas redes digitais de socialização. Desse modo, a produção de conteúdos digitais, sejam eles fotos, vídeos, textos ou áudios, se tornou um hábito na sociedade. Aproveitar algo que é do conhecimento dos estudantes a favor da sua aprendizagem pode tornar a produção de conhecimento mais prazerosa e intelectualmente estimulante para os estudantes. Nesse contexto o objetivo da dissertação foi analisar os processos e as produções de vídeos realizados por um grupo de estudantes e professores do ensino fundamental – anos iniciais, no Complexo Escolar Rilza Valentim, em São Francisco do Conde-Ba, avaliando os resultados da inserção de mídias digitais nas práticas pedagógicas no contexto da cibercultura. O método usado foi o qualitativo, de caráter descritivo e analítico e a pesquisa foi estruturada no modelo multipaper. Foram percebidos resultados positivos no que diz respeito à melhoria da aprendizagem e motivação dos estudantes em sala de aula, por causa da utilização de uma metodologia diferenciada, que rompe com o modelo tradicional de ensino em que estudantes e professores consomem conteúdos. A pesquisa concluiu que a produção colaborativa de vídeos em sala de aula dinamiza as práticas escolares, estimula a produção e compartilhamento de conteúdos, favorece e ampliam saberes associados as nossas vidas ciberculturais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.